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O empreendedorismo no Brasil: como a pandemia gerou negócios de diferentes segmentos

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A crise do novo coronavírus gerou uma série de mudanças no mercado e na economia nacional. Para se ter uma ideia, milhões de brasileiros ficaram desempregados. A solução para manter a renda nesse período, portanto, foi empreender. Esse pensamento nos ajuda a entender como a pandemia gerou negócios em diferentes segmentos da nossa economia, aumentando bastante o número de empreendedores.

Isso aconteceu porque a crise do novo coronavírus estabeleceu regras bem fixas sobre o comportamento dos consumidores. Assim, essas regras foram duras com alguns negócios, mas foram positivas para outros, que conseguiram crescer mais por causa disso. No geral, um grande número de novos negócios surgiram, reformulando o cenário do empreendedorismo no Brasil.

Quer ver como a pandemia gerou negócios em diferentes segmentos? Então siga a leitura abaixo!

A mudança do consumidor é o segredo de como a pandemia gerou negócios em diferentes segmentos

Uma das regras da economia moderna é que o mercado é conduzido pelo consumidor, mesmo que ele não perceba. Quando os hábitos do consumidor mudam, o mercado muda junto.

Essa pandemia do novo coronavírus mudou significativamente o hábito das pessoas. Por exemplo, em vez de sair para comer em um restaurante, você provavelmente passou a pedir delivery de hambúrguer no Rappi. Quando saiu de casa, usou máscara e álcool gel. No trabalho, possivelmente começou a ficar em casa no home office.

Todas essas mudanças de adaptação ao novo coronavírus são, também, alterações de consumo. Por isso, essa mudança em larga escala acabou com empresas (mais de 700 mil fecharam as portas) e trouxe muitas outras novas (houve uma explosão de empreendedorismo no Brasil nesse período) para se adaptar às mudanças.

É claro que, no entanto, muitas mudanças são temporárias, enquanto outras são permanentes. Por exemplo, é claro que o delivery é algo que chegou para ficar, pois tem vantagens além da pandemia. Já cuidados excessivos de higiene, como o uso de máscaras, é algo que provavelmente cairá em desuso no pós-pandemia.

Quais foram os segmentos mais beneficiados pela pandemia do novo coronavírus?

Como já vimos antes, alguns segmentos se tornarão mais populares em 2020 no pós-pandemia do que outros. Um deles é o delivery de comida e compras de supermercado. O crescimento foi de 103% somente no primeiro semestre desse ano.

A razão para isso é bem simples: o delivery traz para as pessoas aquilo que elas precisam sem que elas se exponham ao vírus. Mesmo no pós-pandemia, ele deverá continuar em alta, pois se tornou um novo hábito do brasileiro pela sua comodidade e praticidade.

Quem também cresceu foi o segmento de marketing digital. Isso porque as empresas seguem com demanda para promover seus produtos e serviços, mas não podem fazê-lo fisicamente. Portanto, precisam investir em serviços online. Como essa já era uma tendência em crescimento, a pandemia apenas acelerou o ritmo e ela deverá seguir em alta nos próximos anos.

A venda de produtos de higiene também cresceu nesse período. Máscaras, álcool gel, panos umedecidos, pequenos lenços… tudo isso se popularizou bastante. No entanto, o ritmo deverá diminuir no pós-pandemia. Alguns produtos devem seguir em alta, como o álcool e os panos umedecidos, mas as máscaras perderão mercado.

Agora que você já viu como a pandemia gerou negócios em diferentes segmentos, já está mais preparado para empreender com mais sucesso. Afinal, não só você conseguiu entender que algumas das mudanças são permanentes, enquanto outras são temporárias, como aprendeu a ler as mudanças de cenário que uma crise como essa causam. Se uma situação parecida acontecer no futuro, você saberá como agir.

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