Publicado em 22/06/2022 às 06:47, Atualizado em 22/06/2022 às 14:18
Na era em que vivemos, para se alcançar o sucesso dos negócios é possível apostar na diferenciação e numa imagem única, diferenciada e marcante. Nesse sentido, o branding constitui uma ferramenta única, já que se foca na criação de uma identidade, transversal aos produtos e serviços.
O princípio do branding é simples: criar uma imagem com a qual os clientes se possam associar. Em qualquer área de atividade, esta é hoje uma ferramenta essencial para garantir o crescimento do volume de negócios e da base de clientes leais.
Reunimos as principais tendências de branding para negócios, para que possa tirar o melhor partido desta prática. Do ativismo, ao minimalismo, passando pelos modelos de mapa mental, irá descobrir os conceitos mais atuais.
• Branding de ativismo
O branding de ativismo está longe de ser uma moda passageira. As pessoas tendem a ligar-se com maior facilidade a marcas que demonstram preocupar-se com algo relevante e que não sirvam somente para fazer dinheiro.
Alinhar a sua marca com uma causa, irá contribuir de forma assinalável para alcançar o sucesso. Mas claro, é importante que a causa seja bem escolhida, por forma a possibilitar a criação de empatia com o público alvo.
Por exemplo, caso o seu negócio tenha um cariz local, porque não se envolver ativamente com a comunidade, contribuindo para o bem-estar e desenvolvendo da população mais próxima? Por outro lado, quando o que está em foco é uma marca de vestuário, a opção por materiais sustentáveis e por condições de trabalho justas para os trabalhadores que confecionam a roupa é um excelente indicador.
Em suma, o ativismo de marca é uma excelente forma de comunicar de forma positiva.
• Positivismo e ousadia
Quando uma marca consegue tornar-se sinónimo de positivismo tal significa que está muito bem posicionada para obter o sucesso. Através da escolha certa de cores, ou até do tipo de fonte, é possível criar uma imagem de positividade, que transpire uma impressão positiva.
Os consumidores preferem marcas capazes de trazer luz e energia positiva para a sua vida e por essa razão, vale a pena ousar no branding.
Cores vibrantes, letras a bold e formas alegres é possível criar uma imagem que vai remeter de imediato a uma marca positiva e agradável!
• Minimalismo
O conceito “menos é mais” faz mais sentido do que nunca. É importante reaproveitar, reutilizar e colocar o foco no que realmente interessa. O conceito de minimalismo também pode ter um impacto muito positivo para fins de branding. Mas como aplicá-lo em termos de design?
Vamos então ver: formas básicas, texto conciso e com fontes simples, paletes de cores limitadas e utilização equilibrada de espaços vazios. Estes parâmetros, quando bem utilizados, criam um visual minimalista, porém esteticamente apelativo e capaz de resistir à passagem do tempo.
As vantagens em optar por este conceito de minimalismo são diversas: por um lado, possibilita que os produtos falem por si, por outro apela a pessoas que preferem o lado simples da vida.
• Modelos de Mapa Mental
Entre as atuais tendências de branding, temos também que referir a utilização de modelos de mapa mental. De uma forma resumida, dizer fizer que um mapa mental é uma visualização de como objetos, lugares ou pessoas se relacionam com uma marca.
Felizmente, hoje em dia, existem modelos pré-concebidos de mapa mental que facilitam grandemente a tarefa de gerar e editar estes conteúdos. Através desses modelos é possível, num espaço de poucos minutos editar o mapa digital e conseguir um produto final com aspeto profissional e apelativo.
• Um futuro digital
Em termos de tendência de designs para o marketing, o ano de 2021 foi marcado por uma forte aposta no “retrofuturismo”. Com os designers a apostar em revisitarem resquícios daquilo que se pensava ir a ser o futuro no passado.
Com temas como o Metaverso e as moedas digitais a ganharem cada vez mais espaço na nossa realidade quotidiana, não é de estranhar que o branding profissional se foque bastante numa imagem tecnologicamente avançadas onde os designs futuristas ganham um destaque alargado. Símbolos misteriosos, tons de violeta e padrões dinâmicos contribuem para criar modelos modernos de branding.
Contudo, note que este conceito pode não resultar bem com todas as marcas. Em alguns casos, é mais interessante enveredar pelo caminho oposto, de apelo à tradição. Avalie bem se a sua marca deve apontar para o futuro ou para os valores do passado.
Siga estas tendências e diferencie a sua marca!
Vivemos um período competitivo, em que os consumidores têm facilmente acesso a dezenas, centenas de produtos ou serviços semelhantes. Por isso, não basta ter um ótimo produto serviço ou produto, também é necessário apostar na promoção e diferenciação.
Investir em conceitos de branding comprovados vai certamente ajudar no caminho para obter melhores resultados e crescer em termos de volume de clientes e de lealdade.