No final do ano passado o professor do Curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Nova Andradina, Ricardo Oliveira da Silva, publicou pela editora Pimenta Cultural o livro Capítulos da História do Ateísmo. Naquele momento foi lançada uma versão e-book da obra. Neste início de ano, a editora compartilha com o público uma versão impressa do mesmo livro.
Capítulos da História do Ateísmo é o terceiro livro do professor Ricardo Oliveira da Silva sobre o tema. Em 2018 ele criou no Curso de História da UFMS/CPNA a disciplina optativa História do Ateísmo. Na sequência, publicou as obras O Ateísmo no Brasil (2020) e Espectro do Ateísmo (2022). Desde 2023 é responsável pelo Curso de Extensão Ateísmos, Descrenças Religiosas e Secularismos, ofertado de forma gratuita e online para o público em geral.
Nas palavras de Ricardo Oliveira da Silva, “nós vivemos em uma sociedade majoritariamente religiosa. Em decorrência disso, existe uma tendência em muitas pessoas de considerar que a religião e o alvo de sua crença, Deus, é uma realidade natural. Contudo, quando pesquisamos sobre nosso passado, encontramos pessoas e grupos sem crenças religiosas. Isso abre um leque de possibilidades para reflexões, como repensar Deus como verdade inata e questionar grupos que lutam para que suas crenças religiosas particulares determinem a ação de políticas públicas na sociedade”.
Em Capítulos da História do Ateísmo é possível encontrar figuras famosas hoje mais associadas ao ateísmo, como Charles Darwin e Richard Dawkins, mas também mulheres ateias como Ernestine Rose e Sikivu Hutchinson, cujo ativismo e produção intelectual se pauta na luta pela construção de uma sociedade laica, democrática e com justiça social.
Ricardo Oliveira da Silva planeja fazer um lançamento oficial do livro no começo do semestre letivo da UFMS, em março. Por enquanto, a obra pode ser adquirida no site da editora e em sites de vendas de livros. Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho do professor, pode entrar em contato no e-mail: [email protected]
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.