Publicado em 26/08/2024 às 13:38, Atualizado em 27/08/2024 às 19:16

Refletores com lâmpada de LED: como funcionam e quanto economizam

Mariana Castillo,

Muitas pessoas passaram a optar por refletores de led, para colocar na iluminação externa de suas casas, mas você sabe por que esses tipos de refletores são mais recomendados do que refletores com lâmpadas comuns?

A resposta para essa pergunta é bem simples, a troca pelos refletores com lâmpadas de led, traz uma economia considerável na sua conta de luz. O preço de refletor led pode variar de acordo com a marca e com eles você não vai ter apenas uma diminuição na conta de luz mensal também vai perceber que sua durabilidade é muito maior do que as lâmpadas comuns que queimam com muito mais frequência, além ainda de estar comprando um tipo de lâmpada que é amiga do meio ambiente. 

Cb image default

Foto de Cee na Unsplash

O que são as lâmpadas LED?

As lâmpadas LED que em inglês significa (Light Emitting Diod) começaram a ser fabricadas e produzidas a partir dos anos 70. Possuem uma capacidade muito maior de iluminação, por isso são altamente recomendadas para as áreas externas, como sacadas, paredes, muros e jardins.

As lâmpadas led contam com uma tecnologia de iluminação que utiliza diodos emissores de luz que terminam por criar a iluminação. A comparação com as lâmpadas comuns como são as fluorescentes e incandescentes as lâmpadas de LED são mais eficientes em termos de consumo de energia e têm uma vida útil muito mais longa.

Como é o consumo de um refletor com lâmpada de Led?

As lâmpadas LED são preferidas a outros tipos devido à considerável economia na conta de luz. Geralmente, o consumo de LED varia entre 3 e 10 watts por hora, mas alguns modelos (como os coloridos) chegam a parar em 0,001 kWh. O consumo estimado para 500 horas de brilho é de 500 kW, menos da metade do consumo de uma lâmpada economizadora de energia, que consome 1150 kW.

Quando levamos isso a números, a economia de energia que pode ser provocada pelo uso de lâmpadas de Led se aproxima de 95% se comparamos a lâmpadas incandescentes, de 85% as lâmpadas de halogéneo e 60% em comparação com as lâmpadas fluorescentes.

Duração

As lâmpadas de tipo LEDs mantêm 70% da saída de luz inicial após 50.000 horas. Com isso não é necessário substituí-las tão rapidamente como pode ocorrer com lâmpadas de outros, que perdem muito mais da sua potência em pouco tempo.

Após o tempo estimado mencionado, se ainda assim a iluminação estiver boa o suficiente para você, trocá-la pode esperar um pouco mais. Esses tipos de refletores com lâmpada de LED podem ser usados com total segurança até a perda completa de brilho, estimada em 100.000 horas.

Comparando a vida útil dos LEDs em comparação com as lâmpadas tradicionais e assumindo uma operação média de 6 horas por dia, notamos que:

1 .A vida média de uma lâmpada de filamento é de cerca de 1000/1500 horas (250 dias)

2. A vida média de uma lâmpada de descarga é de aproximadamente 4.000 horas (666 dias)

3. A vida útil média de uma lâmpada fluorescente é de 6.000 horas (1.000 dias)

4. A vida média de uma lâmpada LED é de 50.000 horas (8.333 dias)

A eficiência luminosa de uma fonte de luz é a razão entre o fluxo luminoso e a potência de entrada. O tamanho é expresso em lúmens/watts. O fluxo luminoso é definido de acordo com a percepção subjetiva do olho humano médio e corresponde a uma curva particular dentro do espectro de luz visível. Uma lâmpada também emite radiação fora da faixa visível, geralmente no infravermelho e ultravioleta, o que não contribui para a sensação de brilho. Uma lâmpada tem uma eficiência luminosa maior quanto mais é capaz de emitir um espectro adequado para a percepção humana.

Atualmente, os LEDs têm uma eficiência luminosa de até 120 lm/W, em comparação com:13 lm/W de lâmpadas incandescentes, 16 lm/W para halogênios e 50 lm/W para fluorescente.

Vantagens das lâmpadas LED

Antes de elencar algumas vantagens de se usar refletores de LED, vale a pena saber que o tom de cor emitido pelas lâmpadas LED é indicado em graus Kelvin. Este valor, indicado na embalagem da lâmpada LED, é utilizado para perceber se a luz emitida é fria (branca), quente (amarela) ou de tonalidade intermédia.

As vantagens das lâmpadas LED incluem: redução de despesas com contas e poluição; compatibilidade com qualquer tipo de encadernação; sem tempo de inicialização e sem trabalhos de manutenção no sistema elétrico, maior longevidade em comparação com as lâmpadas tradicionais, mais de 10.000 horas de operação em comparação com 750 horas para lâmpadas fluorescentes, redução da emissão de calor; ausência de mercúrio; maior resistência e menor risco de quebra, sustentabilidade: não emitem raios ultravioleta, raios infravermelhos ou gases nocivos ao meio ambiente, variação de calor, as lâmpadas LED mudam de cor e temperatura da luz sem a necessidade de filtros e benefícios ambientais relacionados com o seu descarte também.