Publicado em 19/07/2024 às 15:25, Atualizado em 22/07/2024 às 21:31

Vale a pena investir em SEO para TikTok?

Quatro em cada dez pessoas já compraram coisas que viram no aplicativo; plataforma traz oportunidade de crescimento para empreendedores.

Wagner Santos,
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Foto de cottonbro studio - Pexels 

A ascensão do TikTok nos últimos anos transformou a plataforma não só em uma referência de vídeos curtos e criativos, mas também em um mecanismo de buscas. De acordo com a pesquisa realizada pela Adobe, em janeiro deste ano, 64% dos jovens da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) optaram por recorrer ao aplicativo para procurar estabelecimentos e aprender como usar determinada ferramenta ou produto.

A rede social tem se tornado um importante canal de comunicação entre as marcas e os consumidores. Quatro em cada dez pessoas já compraram coisas que viram no TikTok, segundo levantamento do Opinion Box. Além disso, 62% seguem influenciadores, o que abre espaço para novas abordagens de marketing e faz com que as empresas analisem os benefícios de entrarem na plataforma, através de parcerias com influenciadores digitais.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indica que o TikTok é uma grande oportunidade para os empreendedores que querem aumentar seu alcance. Dessa forma, ter um planejamento estratégico de search engine optimization (SEO) para otimização de conteúdo permite que ele seja encontrado pelas pessoas certas para o negócio através do engajamento orgânico.

Diferente das estratégias adotadas para aparecer no Google, que podem envolver a compra de backlinks para aumentar a autoridade de um site, o SEO para TikTok tem o seu foco direcionado para o uso das palavras-chaves e a otimização de perfil. Em um cenário onde a rede tem se sobressaído como mecanismo de busca, aparecer entre os primeiros resultados das pesquisas favorece a promoção da marca.

Como otimizar o conteúdo para aparecer entre os principais resultados?

Implementar técnicas de SEO no TikTok torna o perfil e seus conteúdos atraentes não só para o público dentro da plataforma. A partir de mudanças sutis nos critérios de indexação do Google, as postagens de redes sociais também passaram a ser indexadas e aparecer nos resultados de busca.

Algumas estratégias podem ser adotadas para que o conteúdo se sobressaia e garanta um melhor ranqueamento, como escrever títulos atrativos e focados nas palavras-chaves que os descrevem, conforme indica o Sebrae.

Aproveitar o espaço da descrição do vídeo para fornecer informações adicionais e usar hashtags relevantes aumenta a chance de que ele apareça para mais usuários. Legendas acessíveis também fazem com que o vídeo alcance um público mais amplo, pois inclui pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, inserir links para outras redes sociais na biografia possibilita que o usuário tenha mais informações sobre o perfil observado e se sinta interessado em saber mais, transitando entre os perfis nos diferentes aplicativos.

Faça uma pesquisa de palavras-chave e hashtags

O Sebrae indica que implementar uma estratégia em torno de palavras-chave e hashtags é fundamental para aumentar a chance do seu negócio ser descoberto no TikTok.

Quando o usuário quer encontrar algo específico na plataforma, o algoritmo usa palavras-chave para decidir quais vídeos exibir. Por isso, escolher os termos certos nas hashtags, no título e na descrição, de acordo com o tema ou ideias centrais do vídeo, aumenta a chance do conteúdo aparecer nos resultados de pesquisa.

Além de usar ferramentas externas, como o planejador de palavras-chave do Google, o próprio TikTok pode servir como fonte de inspiração para entender o que está em alta. Ao pesquisar um assunto, na mesma página onde aparecem os vídeos, é possível encontrar os principais termos relacionados àquele nicho.

Uma pessoa que trabalha com produtos de cabelo, por exemplo, pode verificar os vídeos populares que aparecem entre os resultados de uma pesquisa para entender o que o público está consumindo. Usar hashtags populares e variá-las, não repetindo as mesmas em todos os vídeos, aumenta as chances de alcançar mais pessoas.

Contratar uma agência de SEO pode auxiliar nesse processo, através de um trabalho qualificado em pesquisa de palavras-chave.

Esteja ligado às tendências

Estar atento às principais tendências da plataforma e adequar os conteúdos a ela, permite que eles se destaquem e cheguem a um público maior. Analisar o perfil de influenciadores do nicho, observando a quantidade de visualizações e curtidas em seus vídeos, pode trazer informações relevantes sobre a aceitação de determinado assunto.

A todo tempo surgem novas trends no TikTok, que costumam gerar engajamento e expandir a audiência. Segundo o levantamento da Opinion Box, entre os usuários entrevistados, 28% gostam de ficar por dentro delas.

Participar das tendências usando da criatividade aumenta as chances de viralizar um conteúdo e alcançar milhares de pessoas rapidamente. A plataforma possui uma linguagem impulsionada pelas hashtags, como #fy (for you) ou #pov (point of view), que se destacam entre as mais famosas.

Uma marca que deseja vender mais livros, por exemplo, pode tentar impulsionar os conteúdos através da hashtag #booktok, que reúne usuários interessados em literatura e já acumula mais de 215 bilhões de visualizações. Outra estratégia para aumentar a visibilidade é utilizar músicas populares e filtros ou efeitos especiais em alta.