Publicado em 14/09/2022 às 10:00, Atualizado em 15/09/2022 às 12:50
O mercado global dos jogos eletrônicos está acostumado com grandes faturamentos, e novos recordes quase todos os anos. Até o Brasil faz parte disso, inclusive em uma posição estratégica nesse setor de tanto potencial. A movimentação de US$ 12 bilhões em 2022 é a confirmação disso, que acontece pela chegada de novos investimentos e também na variedade de produtos disponíveis. O futuro é dos jogos online, e os brasileiros estão se preparando para isso.
Recentemente, a empresa chinesa Tencent anunciou a chegada no país e garantiu muitos investimentos no universo gamer. Além de ser uma referência no setor, a marca também é garantia de desenvolvimento em novas tecnologias. Essa variedade deve ajudar o Brasil a conseguir um faturamento recorde em 2022, mesmo com a economia local sofrendo com a crise que afeta todo o mundo. Sendo essa apenas uma parte da indústria em desenvolvimento.
Na edição mais recente da Pesquisa Game Brasil (PGB), foi registrado um crescimento de 2,5% na quantidade de pessoas que gostam de jogos online. Isso significa que quase 75% da população brasileira já teve alguma experiência com esse setor de entretenimento digital. São números importantes para entender melhor como o país está em uma posição estratégica. Além de contar com uma boa quantidade de fãs, é também aqui que a variedade ganha mais espaço.
Enquanto outros países são focados em alguns jogos, como no League of Legends ou em Dota 2, o Brasil tem como característica uma variedade de títulos de sucesso. Isso potencializa o mercado, e chama a atenção de empresas. Não deve demorar muito para que outros grandes nomes desembarquem por aqui, e passem pelo mesmo processo da Tencent. Algo que seria positivo para a economia do país, e também para os amantes de jogos digitais que moram por aqui.
Variedade no entretenimento
Para entender melhor a variedade que existe no Brasil, é preciso explorar os jogos online que mais fazem sucesso por aqui. Se olharmos nos eSports, por exemplo, conseguimos enxergar vários títulos de sucesso. FIFA, CS:GO, League of Legends e World of Warcraft são apenas alguns que aparecem na lista de mais populares. O país conta com atletas e equipes profissionais em todos esses jogos. Ou seja, é inegável que neste universo existe muita variedade.
Nos jogos mobile, exclusivos para celulares, a variedade é ainda mais forte. Esse é o dispositivo mais usado para o entretenimento, e não faltam pessoas buscando títulos diferentes para experimentar. A lista de jogos mais baixados na Apple Store e na Play Store mudam quase diariamente, justamente por essa busca intensa do brasileiro por novidades e diversões diferentes.
Se olharmos para os jogos de aposta online, a variedade também existe. Além de pôquer, blackjack, roleta e slots, as plataformas oferecem novos jogos com interações completamente inovadoras. A KTO possui o jogo de aposta Aviator, no qual o jogador precisa escolher qual o melhor momento para encerrar a rodada. É uma jogabilidade diferente, mas que conquista o brasileiro. Afinal, é um jogo que supera em interatividade até mesmo alguns slots, pois oferece recursos diferenciados, como um chat com outros jogadores para disputar quem faz mais pontos.
Espaço para os desenvolvedores
O mercado dos jogos digitais não é apenas sobre consumo, mas também sobre exportação de produtos 100% nacionais. No ano passado, o projeto Brazil Games foi considerado um sucesso e ajudou no crescimento de 600% no número de jogos desenvolvidos aqui e exportados. A expectativa é que isso continue nos próximos anos, inclusive com mais investimentos. São esses números que mostram a posição estratégica do Brasil.
No entanto, para conseguir a consolidação disso, o mercado nacional vai precisar investir em busca de melhores resultados. A boa notícia é que isso tem acontecido, permitindo assim que o faturamento nos jogos digitais seja crescente. Ultrapassar os US$ 12 bilhões é apenas o primeiro passo em 2022, pois o setor tem oportunidades ainda maiores na frente.
A variedade vai continuar sendo a palavra mais importante nisso tudo, e o mercado precisa continuar aproveitando. O brasileiro gosta do entretenimento digital, mas não de repetição. Novidades são sempre bem-vindas, e os números que mostramos recentemente comprovam isso. É algo difícil de se atingir, mas que pode trazer frutos maiores para a economia no geral, e não apenas no mundo dos jogos digitais.