Publicado em 28/01/2026 às 08:55, Atualizado em 28/01/2026 às 11:56

Vencendo o câncer, moradora de Nova Andradina fala de suas lutas e deixa mensagem de esperança

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Jaqueline Roberta Marinho Mendes, de 37 anos, relata sua trajetória na luta contra o câncer de mama - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Quando alguém perde a vida na luta contra o câncer, geralmente, o assunto repercute bastante, porém, quando há a vitória sobre a doença, às vezes o paciente continua anônimo perante a sociedade e muitos não ficam sabendo dos casos de sucesso obtidos por meio dos tratamentos disponíveis.

Para quebrar essa imagem e mostrar que há esperança, o site Nova News entrevistou, recentemente, a moradora de Nova Andradina, Jaqueline Roberta Marinho Mendes, de 37 anos, que foi diagnosticada, em 2024, com câncer de mama, travou uma batalha contra a doença e, neste mês de janeiro de 2026, teve a oportunidade de bater o sino do Hospital de Amor em Jales (SP), ato simbólico que celebra o fato de ela estar vencendo seu pior inimigo.

Jaqueline conta que, em 2024, quando recebeu a notícia de que estava com câncer, pensou se tratar de uma sentença de morte. Ela, que é mãe solteira, logo se preocupou com o destino de seus dois filhos, um menino, que tem necessidades especiais, e uma menina.

Ela deu entrada pelo Instituto de Prevenção do Hospital de Amor, em Nova Andradina, sendo encaminhada para tratamento em Jales (SP), onde passou por quimioterapia, mastectomia, que é a cirurgia de retirada das mamas, e radioterapia.

Jaqueline revela que foi muito bem tratada por todos os profissionais envolvidos no processo e que não imaginava que havia tratamento com aquele nível de tecnologia oferecido de forma gratuita à população. Ela também fez questão de elogiar o transporte até Jales (SP), disponibilizado pelo município de Nova Andradina, e o conforto da casa de apoio, onde ficava hospedada.

Nas palavras dela, nem tudo são flores, pois, há momentos de incerteza e preocupação, bem como a luta deixa sequelas. Ela conta que precisou se submeter à cirurgia de retirada das mamas e que, por amor aos filhos, optou por não fazer o procedimento de reconstrução dos seios.

Cb image default
Ao lado dos filhos (Emilio, de 13 anos, e Maria Luiza, de três anos), Jaqueline afirma que quando se salva a vida de uma mãe, não se está salvando apenas uma mulher, mas toda a família - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

“Toda mulher mastectomizada tem direito à reconstrução mamária, porém, no meu caso, como minha pele ficou bastante fragilizada, isso demandaria várias cirurgias, mas, eu sou mãe, preciso estar perto dos meus filhos e, além de tudo, sou uma mulher prática, então decidi renunciar a isso para estar recuperada o mais rápido possível”, explicou.

Ela contou ao Nova News que todas as etapas do tratamento foram bem-sucedidas, sendo que, no dia 09 de janeiro de 2026, ela teve a oportunidade de bater o sino no Hospital de Amor de Jales (SP), celebrando a superação de uma das fases mais desafiadoras de sua via. Segundo Jaqueline, a palavra cura deve ser usada com cautela, pois, a paciente ainda precisa fazer os devidos acompanhamentos e os retornos programados, mas, a sensação de alívio é muito reconfortante.

Durante a entrevista, ela fez um agradecimento especial a todas as pessoas que cuidaram dos seus filhos em sua ausência e que lhe deram apoio durante os momentos mais delicados.

Jaqueline disse que após o câncer, procura levar a vida de forma mais leve, parou de estressar com bobagens e tem cuidado muito da saúde, praticando atividades físicas, evitando bebidas alcoólicas e consumindo uma alimentação balanceada. Ela aproveitou para deixar uma mensagem especial de alerta e de esperança. “Cuide da saúde! Se possível, não beba. Se for beber, beba menos. Coma comidas saudáveis, faça atividades físicas. E para quem for diagnosticado, não se preocupe. Haverá cuidado. O Hospital de Jales, da qual eu faço parte, é maravilhoso. Nova Andradina cuida bem dos seus doentes...”, finalizou.

A entrevista, na íntegra, com Jaqueline Roberta Marinho Mendes, na qual ela relata em detalhes sua luta contra o câncer, está disponível abaixo: 

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

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.