Buscar

Nova Andradina: Vereador apela ao Ministério da Educação por homologação de parecer sobre atendimento a alunos com TEA

Cb image default
Imagem: Agência 7ª Arte

O vereador Ceará do PT apresentou a Indicação 062/2024 na Câmara de Vereadores de Nova Andradina, propondo o encaminhamento de expediente ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, indicando a homologação do Parecer CNE/CP Nº: 50/2023 nos processos específicos que tratam das Orientações para atender o público da Educação Especial TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A justificativa apresentada pelo vereador destaca a importância desse parecer, que foi aprovado por unanimidade no Conselho Nacional de Educação (CNE), e que traz orientações específicas para o atendimento de alunos com autismo no contexto educacional brasileiro.

“O documento em questão valoriza o processo educacional, aborda a necessidade de criação de protocolos de conduta para proteção e apoio aos estudantes com autismo, e ressalta a importância da formação adequada dos profissionais que atuarão no atendimento educacional desses alunos”, explica o vereador.

O Parecer 50/23, do CNE, intitulado "Nortear", aborda aspectos cruciais como a garantia da matrícula sem discriminação por deficiência e a inclusão plena dos estudantes em todas as atividades escolares, com as adaptações necessárias.

O vereador Ceará do PT ressalta a importância de mobilizar o Ministério da Educação para que a inclusão desses estudantes com autismo aconteça de fato. Ele enfatiza a necessidade do envolvimento da sociedade para manter esse assunto em destaque e garantir que as orientações contidas no parecer sejam efetivamente implementadas, visando proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.