Publicado em 19/01/2026 às 06:45, Atualizado em 19/01/2026 às 11:07

8º BPM abordou mais de 11.700 pessoas durante o ano de 2025 na região

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Conforme nota encaminhada à imprensa, o 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), com sede em Nova Andradina, apresentou o balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2025 em toda a sua área de atuação, que abrange os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema e Angélica, além dos distritos de Nova Casa Verde, Vila Amandina e Ipezal. No período, foram abordadas mais de 11.700 pessoas.

Segundo os dados, durante o ano, a Polícia Militar atendeu 27.836 ligações pelo telefone 190 e registrou 1.377 ocorrências, que resultaram em 441 prisões em flagrante, no cumprimento de 161 mandados de prisão e na condução de 1.420 pessoas às delegacias, evidenciando a efetividade das ações operacionais no enfrentamento à criminalidade.

Ao longo de 2025, o 8º BPM também desencadeou 35 operações policiais em pontos estratégicos da região que, somadas às ações do policiamento diário, totalizaram 11.765 abordagens a pessoas e 5.940 abordagens a veículos, reforçando a presença constante da Polícia Militar nas ruas e a atuação preventiva em toda a área de responsabilidade.

Na área de trânsito, foram realizadas 69 ações, com a lavratura de 4.454 notificações e a remoção de 468 veículos. Esses trabalhos foram voltados principalmente à conscientização dos condutores quanto à importância do respeito às leis de trânsito e à sinalização viária.

No enfrentamento aos crimes contra o patrimônio, o policiamento estratégico resultou na prisão em flagrante dos autores em 31 ocorrências de furto e cinco de roubo, além da recuperação de 35 veículos, demonstrando a eficiência da atuação policial na repressão à criminalidade e na restituição de bens às vítimas.

O combate à violência doméstica permaneceu como prioridade institucional, com 523 ocorrências atendidas, 46 registros de descumprimento de medidas protetivas, 548 fiscalizações de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) e 153 atendimentos e visitas do Promuse (Programa Mulher Segura), sendo que, segundo o setor de imprensa do 8º BPM, as ações contínuas da Polícia Militar foram decisivas para garantir a segurança das vítimas, por meio de atendimento rápido, acompanhamento permanente e fiscalização rigorosa das medidas protetivas, contribuindo diretamente para que o ano de 2025 fosse encerrado sem registro de feminicídios na área de atuação.

No enfrentamento ao tráfico de drogas e aos crimes transfronteiriços, foram apreendidos 2.111,85 quilos de maconha; 66,6 quilos de skunk; 19,16 quilos de crack pequenas quantidades de cocaína e de haxixe.

Cb image default
Imagem: Arquivo / PM

Ainda no decorrer de 2025, foram retiradas de circulação 28 armas de fogo, 31 armas brancas e 5.114 pacotes de cigarros. As apreensões relacionadas ao crime de descaminho geraram um prejuízo estimado de R$ 333 mil aos responsáveis.

As ações preventivas e educativas também tiveram destaque, com 333 policiamentos em eventos, 5.914 atuações no policiamento escolar e a realização de 20 palestras, fortalecendo a aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Conforme o 8º BPM, o balanço de 2025 reafirma o comprometimento permanente do Guardião do Vale do Ivinhema com a preservação da ordem pública, a proteção da sociedade e a construção de um ambiente cada vez mais seguro para toda a população do Vale do Ivinhema, por meio de uma atuação técnica, preventiva e integrada. (Com informações da assessoria do 8º BPM).

Cb image default
Imagem: Arquivo / PM

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.