Conforme noticiado anteriormente pelo Nova News, um garoto de 10 anos, identificado como José Guilherme Maracci, residente em Batayporã, morreu neste domingo (10), em Dourados, após passar mal.
Até então, informações extraoficiais apontavam para a suposta ocorrência de picada de escorpião, no entanto, o caso seguia sob apuração.
Já nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Saúde de Batayporã recebeu a declaração de óbito, onde constam como possíveis causas da morte: picada de escorpião, parada cardiorrespiratória, síndrome da angústia respiratória aguda e celulite de outros locais.
Ainda conforme informado ao Nova News, a vítima foi atendida no Pronto Atendimento Médico (PAM) de Batayporã no sábado (09), por volta das 22h, levada por familiares.
Constatada a necessidade imediata, a equipe local, acompanhada do médico plantonista, realizou a pronta transferência do paciente para o Hospital Regional (HR) de Nova Andradina, unidade que efetuou o encaminhamento para o Hospital Universitário (HU) em Dourados, onde houve agravamento do quadro clínico e o óbito.
A citação de picada de escorpião entre as possíveis causas da morte acende um alerta sobre o tema, que já vem sendo amplamente trabalhado tanto pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) quanto pelas Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Batayporã.
Prevenção*
Para prevenir acidentes é necessário compreender como esses animais vivem. Locais úmidos e escuros são os preferidos para os escorpiões se alojarem. De hábitos noturnos, eles saem para procurar insetos para se alimentar. Como não gostam de altas temperaturas, o período de chuvas e calor faz com que deixem seus ninhos e procurem novos ambientes.
Tampar lixeiras e os ralos de banheiros, pias e tanques; vedar fossas sépticas, arestas de portas, janelas e batentes; verificar calçados, roupas de cama e cestos de roupas antes de usá-los; utilizar sapatos fechados e de cano longo, bem como luvas, antes de realizar limpeza nos quintais são algumas das medidas que podem salvar vidas.
Em casos de picada, é necessário lavar a ferida com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente. O Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado nesse tipo de ocorrência (193). Caso encontre um escorpião, é preciso comunicar à Defesa Civil (67 3443 1606) e à Vigilância Entomológica (67 3443 2638) para que as equipes possam auxiliar no controle. (*As informações sobre prevenção são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Batayporã).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.