Buscar

Batayporã: Jornada Pedagógica 2025 visa competências socioemocionais

Imagens: Prefeitura de Batayporã

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Batayporã se reuniram na manhã desta quarta-feira (05), para o início da Jornada Pedagógica 2025, que traz o tema "(RE)programar, (RE)construir e (RES)significar: desenvolvendo competências socioemocionais".

Conforme informou a secretária interina de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fabiana Luiza de Souza, o público conta com docentes, servidores técnicos e administrativos. "São 175 profissionais, nas diversas funções e departamentos, que estão participando, aprendendo e ensinando juntos", disse a gestora.

O prefeito Germino Roz e o vice-prefeito Cacildo Paião estiveram presentes no evento, juntamente com as diretoras das escolas municipais Benedita Figueiró, Shiozo Takahashi e Anízio Teixeira da Silva, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e gestoras da Secel.

O chefe do Executivo fez uma saudação à categoria. "O trabalho da Educação precisa de estrutura e nós temos trazido muitas melhorias para nossas escolas e nossas crianças, e precisa ser desenvolvido com amor porque todos têm o mesmo valor: professores, merendeiras, secretários. A nossa união deve ser sempre visando os alunos, tudo que fazemos é para o desenvolvimento do aluno", afirmou.

Série de formações

A palestra de abertura da Jornada Pedagógica foi ministrada pelo professor mestre Claudinei Araújo. O convidado é do campo da História e especialista em relações étnico-raciais, gênero e diferenças no contexto do ensino de história. Atualmente, Araújo é doutorando da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O docente abordou o tema "Combate à Desigualdade Racial". "É muito gratificante ver que essa jornada iniciou com a preocupação de discutir um tema tão caro a nossa sociedade. Combater o racismo é um dever de todos e a educação é a nossa maior ferramenta", analisou o especialista.

No segundo período da formação, as atividades seguem com a exposição da advogada e professora Fernanda Linia, que ministrará palestra sobre Assédio Moral e Sexual no Trabalho.

Durante à tarde, são aguardadas as palestras "Parceria que transforma: o papel essencial do professor de apoio no sucesso do aluno incluso", com Bruna Valéria e Júlia Freitas, e "Estatuto da Criança e do Adolescente", com Eliane Alves da Costa.

Confira o restante da programação:

06/02: Socioemocional (Kalícia Brito).

Tecnologias Digitais e a Educação (Aline Rocha).

07/02: Infância em Movimento (Amanda Mônico).

Confecção de material pedagógico (Milaine Miranda).

Aquisição e desenvolvimento da escrita infantil (Sandra Puliezi).

Educação Especial na perspectiva inclusiva: da psicologia à produção de materiais pedagógicos (Felipe Alves).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.