Publicado em 09/11/2022 às 08:37, Atualizado em 09/11/2022 às 12:42

Batayporã: Projeto da E. E. Braz Sinigáglia é apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Campo Grande

Acácio Gomes, Redação Nova News

Imagens: Divulgação

O projeto Bioplástico: uma alternativa renovável em defesa do meio ambiente, desenvolvido pela professora de Geografia Juliane Ferreira de Araújo Santos e pela professora de Ciências da Natureza Rosicler da Conceição Chagas, com o subsídio da professora coordenadora de Práticas Inovadoras, Elisangela Heiderich Mendes Wruck, da Escola Estadual Braz Sinigáglia, localizada em Batayporã, está sendo apresentado na 19ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (SNCT), que tem como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” e é promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em Mato Grosso do Sul o evento acontece nestes dias 08 e 09 de novembro no Centro de Formação e Pesquisa Professora Mariluce Bittar, em Campo Grande, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e outras instituições parceiras.

O trabalho, realizado com as turmas de 7º a 9º ano do Ensino Fundamental do período vespertino, propôs realizar uma pesquisa sobre os danos causados ao meio ambiente pela produção e utilização do plástico, além de buscar por uma alternativa renovável de substituição para o plástico convencional na qual os estudantes foram envolvidos na produção do protótipo de bioplástico, utilizando como matéria prima a batata.

Anteriormente, o projeto foi apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus de Nova Andradina (FECINOVA), sendo Premiado em 1° lugar na área de Ciências Agrárias e Engenharias do nível fundamental.

Para apresentação na SNCT, o trabalho foi enviado à Coordenadoria Regional de Educação de Nova Andradina- Região 9 (CRE-9) e submetido à análise, sendo selecionado para ser apresentado no evento sob responsabilidade dos professores Magnum Tiburso Faria e Antônio Barbosa da Silva.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.