Alguns casos de escabiose, doença conhecida popularmente como sarna, têm sido registrados entre trabalhadores de um frigorífico localizado à margem da BR-376, em Nova Andradina.
A informação chegou o Nova News nesta segunda-feira (19) e o site manteve contato com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA), que, por sua vez, já estava dialogando com a gerência do frigorífico para verificar a questão.
Foi apurado que, de fato, estão ocorrendo alguns casos de escabiose entre os trabalhadores, mas que, no total, o número de pessoas com sintomas, por enquanto, não chegaria a 20. Como a empresa tem cerca de 700 empregados, a porcentagem de colaboradores com sintomas é modesta, portanto, não há que se falar neste momento em surto ou outra situação que demande grandes preocupações.
Conforme repassado pelo STIANA, o diagnóstico de escabiose teria sido emitido por dermatologista, sendo que, os trabalhadores com sintomas característicos estão passando pelo médico da empresa, recebendo medicamentos fornecidos pelo frigorífico de forma gratuita e sendo afastados pelo tempo necessário para a cura, que varia entre cinco e sete dias.
É importante destacar que, pelo que foi apurado inicialmente, uma das possibilidades é de que os casos não tenham surgido dentro do frigorífico, mas, levados para lá por trabalhadores que podem ter contraído a doença em outros locais.
A direção do STIANA afirma que acompanha de perto a situação, dando total respaldo aos trabalhadores.
O Nova News manteve contato com Assessoria de Imprensa do frigorífico em Mato Grosso do Sul e se colocou à disposição da empresa para eventuais pronunciamentos.
A Secretaria de Saúde de Nova Andradina também foi acionada pelo site, sendo que, a pasta confirmou a ocorrência de alguns casos de escabiose na cidade. Nas próximas horas, no Nova News deve ter acesso ao balanço dos diagnósticos de sarna em humanos de janeiro até agora no município.
A doença
A escabiose é uma doença provocada por ácaros, que penetram na pele, cavam túneis e depositam seus ovos. Ela se caracteriza por coceira intensa na pele. A sarna é contagiosa e se espalha rapidamente por meio do contato físico nas famílias, escolas, casas de repouso, locais de trabalho e outras situações que envolvam aglomeração de pessoas. O tratamento é realizado com aplicação de pomadas e ministração de medicamentos orais, conforme prescrição médica.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.