Buscar

Chuvas abaixo da média histórica afetam 33 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Nova Andradina

Nova Andradina e outros 32 municípios do Estado enfrentaram um mês de março com chuvas abaixo da média histórica, conforme dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). Essa situação foi particularmente observada nas regiões centro-sul, leste e sudoeste do estado.

Campo Grande, a capital, registrou um acumulado de chuvas 28% abaixo do esperado, com apenas 108,2 milímetros em comparação com os 149,6 milímetros da média histórica para o mês de março.

Jardim, entre os municípios afetados, teve a menor precipitação, com apenas 18,6 milímetros, representando uma queda de 86% em relação à média histórica de 133,7 milímetros.

Outros municípios listados pelo Cemtec incluem Ponta Porã (-16%), Rochedo (-32%), Água Clara (-36%), Paranaíba (-43%), e Nova Andradina, que registrou uma queda de 45% em suas chuvas em comparação com a média histórica.

Dos 46 municípios analisados, apenas 13, localizados nas regiões norte, extremo norte e nordeste, tiveram chuvas acima da média histórica, variando de 120 a 240 milímetros.

Sonora se destacou com a maior precipitação, acumulando 390 milímetros em março de 2024, representando um aumento de 106% em relação à média histórica.

Esses dados foram baseados na estação meteorológica do Inmet, referente ao período de 1981 a 2010, com uma queda de 87% nas chuvas acumuladas em março, segundo o Cemtec. A situação alerta para os desafios enfrentados pelos municípios na gestão de recursos hídricos e na adaptação às mudanças climáticas. (*Com informações do Campo Grande News)

Direto da redação

Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.