Buscar

Com número defasado de garis, trabalhadores se desdobram para tentar manter Nova Andradina limpa

Moradores dizem que durante a chuva deste sábado (20), grande volume de lixo foi arrastado para os bueiros

Cb image default
Imagem: Nova News

Com cerca 50 mil habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Nova Andradina conta com apenas 20 garis para limpar toda a área urbana do município. O número, segundo uma fonte ouvida pelo Nova News é bem abaixo do necessário.

Na noite deste sábado (20), por exemplo, muito lixo foi levado para as galerias de escoamento da água da chuva, uma vez que, um temporal caiu arrastando tudo que tinha pela frente.

Sabe-se que o lixo geralmente entope as tubulações e compromete e eficácia do sistema, potencializando os riscos de alagamentos.

“Já cobramos os responsáveis, porém, ele nos disse que está com pouca gente e não estão conseguindo dar conta de recolher tudo”, disse uma moradora da Vila Operária, um dos bairros mais antigos de Nova Andradina. A mulher teve sua casa alagada durante a forte chuva.

Na manhã deste domingo (21), a reportagem manteve contato com um dos responsáveis por um dos setores da limpeza urbana. O trabalhador, que pediu para não ser identificado, explicou que a cidade está dividida em seis setores, sendo três catadores e um motorista.

“A situação se complica quando alguém entra de férias, fica doente ou até mesmo se aposenta. Aí falta gente, não há outros servidores para substituição e o resultado é a sobrecarga de trabalho. Muito dos caminhões trabalham com três pessoas, mas, o correto seria quatro catadores e um motorista”, explica.

Outro ponto abordado pelo coordenador, seria quando há quebra de algum caminhão. “Aí é outra dor de cabeça, pois não existe carro reserva. Os funcionários têm que improvisar um caminhão caçamba para não falhar a coleta. Temos que nos virar e, muitas vezes, também colocar a mão na massa para ajudar os catadores. Tinha que chamar pessoal do concurso ou realizar um processo seletivo”, desabafa.

Na manhã deste domingo (21) o Nova News tentou manter contato com Roberto Ginel, responsável pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMUSP), porém, sem sucesso. O espaço fica aberto para alegações dos responsáveis. 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.