Tem sofá jogado, cadeira quebrada e mais algumas gavetas de um guarda-roupa destruído. Além disso, fiapos de tapetes velhos e pedaços de caixas de ar condicionado, aos poucos, vão transformando alguns pontos de Nova Andradina em verdadeiras "salas de estar de lixo".
Em um giro rápido pela cidade, uma equipe do Nova News constatou que as regiões que mais sofrem com os "lixinhos a céu aberto" são os bairros Argemiro Ortega e Morada do Sol.
Em uma das ruas, nas proximidades do local onde o asfalto foi levado recentemente pela chuva, foram constatados mais de 10 pontos de lixo jogado. "Fica aí e a cada dia vai aumentando. Todo dia aparece um pedaço de móvel velho aí. Às vezes vem um pessoal da prefeitura e leva, mas é raro", disse uma moradora.
Já a dona de casa, Joana Francisca, moradora no bairro há mais de 18 anos, disse que antigamente lixo ali era raro, porém, nos últimos meses a prática cresceu muito. "É tanta coisa que jogam nesses cantos da rua que incomoda. Às vezes até bicho morto, como gato, cachorro. Tudo que veem jogam", comenta.
Recentemente, alguns vídeos, que inclusive foram tema de reportagem no Nova News, mostravam moradores descartando restos de lixo, como um sofá velho em um desses pontos nas esquinas da cidade. Andando pelos bairros, nossa equipe ouviu diversos moradores, sendo que a maioria deles, que residem próximo a esses locais de lixos a céu aberto, foi unânime em dizer que falta mais pulso do Poder Público, tanto em ações de limpeza dos locais, quanto em ser mais enérgico ao cobrar e responsabilizar os que cometem esse tipo de delito.
Para tentar intimidar e evitar a formação de depósitos de lixo em alguns terrenos, é possível ver placas colocadas por seus proprietários, onde alguns deles alertam: "É proibido jogar lixo. Multa".
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a prática de descarte irregular de lixo pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.