Publicado em 18/04/2023 às 08:21, Atualizado em 18/04/2023 às 12:25
Ambiente lúdico está aberto a visitas no Centro de Convenções; crianças podem usufruir do espaço até o final de abril, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h
Através da Fundação Nova-andradinense de Cultura (Funac), a Prefeitura oferece no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa um ambiente cuidadosamente pensado em proporcionar momentos de lazer e de aprendizado às crianças autistas. Aberto na primeira semana de abril, o II Espaço Sensorial e Interativo representa uma iniciativa de promoção à inclusão, dentro da proposta da programação do mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Espaço Sensorial consiste num circuito enveredado em diferentes texturas, como areia, grãos, deck de madeira, grama e tecidos, onde crianças podem ficar descalças e sentir outras texturas também nos pés. O ambiente é complementado com painéis sensoriais, adornado com vários objetos fixados, alegorias, cds suspensos em galhos, fitas coloridas, espaço para desenho, pula-pula, tapete com retalhos coloridos e um minicampo de futebol.
Autorizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e executada pelas equipes da Fundação Nova-andradinense de Cultura (Funac) e do Núcleo Municipal de Educação Especial (Numesp), a iniciativa faz parte da campanha de conscientização sobre o autismo, que está sendo promovida em Nova Andradina por pais de autistas, profissionais das áreas de saúde e educação, envolvendo Câmara Municipal, UFMS, entre outras instituições parceiras.
O ambiente lúdico está aberto para visitação no Centro de Convenções; crianças podem usufruir do espaço até o final de abril, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. A ação faz parte da programação da campanha “Mais informação, menos preconceito”, que é o tema de 2023 desenvolvido na comunidade local e em todo o Brasil.