Entendimentos que vêm sendo mantidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Prefeitura de Dourados e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), vão possibilitar a abertura de 30 novos leitos de UTI no Hospital Universitário da UFGD. A medida vai incorporar também 20 novos leitos clínicos, chegando a 50 novas estruturas para pacientes de Covid-19 no Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que deverão ser instaladas na recém inaugurada estrutura do Hospital da Mulher e da Criança.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, o assunto foi tratado com o prefeito Alan Guedes, o reitor da UFGD, Lino Sanábria, e o superintendente do HU/UFGD, Luiz Augusto Freire Lopes, por meio de uma vídeo-conferência realizada na quarta-feira (17). “Aguardo uma resposta positiva ainda para esta quinta-feira (18)”, salientou o gestor.
De acordo com o que está sendo proposto pela SES, o Estado vai arcar com os custos dos novos leitos até que haja habilitação dos mesmos pelo Ministério da Saúde; também vai fornecer os medicamentos, insumos e EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, restando à Ebserh suprir os leitos com os recursos humanos, como médicos, enfermeiros e técnicos.
O secretário Geraldo Resende explicou que já existe, na estrutura do HU/UFGD, 10 leitos de UTI cedidos pelo Estado e há o compromisso de uma empresa que possui planta industrial em Dourados, de fazer a doação dos equipamentos necessários para a montagem dos novos leitos.
“A taxa de ocupação de leitos de UTI em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Naviraí chegou em 100%. Estamos fazendo esforços imensos para conseguir a abertura de novas estruturas em Dourados e também nesses municípios, a fim de que nenhum paciente de Covid-19 fique sem atendimento”, explica o secretário Geraldo Resende.
O gestor disse que por meio desse trabalho de articulação com prefeitos e secretários municipais de Saúde está possibilitando a abertura, nesta quinta-feira (18), de 10 novos leitos de UTI em Três Lagoas e outros 10, na quarta-feira (17) em Ponta Porã. “Agora, aguardamos uma resposta urgente da Eberh para que tenhamos mais esse incremento no Município de Dourados”, concluiu.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.