Neste mês de julho de 2023, de fusca e moto, os aventureiros Evandro Trachta, Dário Trachta e Francisco Dobes, o Quitos, fizeram uma expedição de Batayporã, em Mato Grosso do Sul, com destino a São João Del Rei, no estado de Minas Gerais.
A missão, cumprida com sucesso, foi levar até lá uma imagem do Menino Jesus de Praga, que é um presente da comunidade católica da República Tcheca a uma nova paróquia criada naquela cidade mineira. Por meio de um depoimento em áudio enviado ao jornalista Acácio Gomes, Dário deu seu testemunho sobre a viagem. O conteúdo pode ser acessado clicando aqui.
Os três partiram no dia 04 e retornaram no dia 16, trazendo com eles uma experiência, em suas palavras, de fé, amor, amizade e acolhimento pelos locais por onde passaram. Evandro e Dário foram no fusca batizado de Modrý Brouk (Besouro Azul) e Quitos em sua moto Suzuki.
Além de levar a imagem religiosa até São João Del Rei (MG), eles também passaram por várias comunidades que têm ligação com o Menino Jesus de Praga, bem como visitaram algumas localidades fundadas pelo tcheco Jan Antonin Bata nas décadas de 1940 e 1950, sendo que, ele também é fundador de Batayporã.
Um desses lugares visitados foi o Distrito de Batatuba, no município de Piracaia (SP), onde morou Jan Antonin Bata e onde ele está sepultado. “Foi uma missão de caráter religioso e histórico”, afirma Evandro, que é cônsul honorário da República Tcheca.
Conforme o trio, apesar de alguns contratempos com o fusca na ida, que apresentou uns probleminhas na parte elétrica e no sistema de embreagem, tudo foi resolvido e a chegada em São João Del Rei ocorreu no dia marcado e na hora marcada.
“Saímos de Batayporã com aquele pensamento: nós estamos levando a imagem do Menino Jesus até São João Del Rei. Quando nós chegamos em São João Del Rei, a gente já tinha outro conceito: que não fomos nós que levamos a imagem do Menino Jesus, mas foi o próprio Jesus que nos levou todos para lá e nos protegeu”, testemunha Dário.
Cumpridas as agendas, os três retornaram a Batayporã, também em segurança, e avaliaram a missão como extremamente bem-sucedida. “Ao final andamos 2.894 quilômetros e voltamos muito fortalecidos tanto em nossa fé, quanto nos sentidos humano e histórico dessa nossa aventura. Foi sensacional”, finaliza Dário, ao agradecer, também em nome de Evandro e Quitos, as orações de todos e a acolhida oferecida pelas comunidades visitadas. Imagens e relatos detalhados da viagem estão disponíveis no perfil @modrybrouk no Instagram.
Direto da redação
Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.