O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aumentou o grau de alerta sobre a onda de calor que se instala no Brasil e prevê até risco de hipertermia (aumento da temperatura corporal, para mais de 40ºC) e morte.
Termômetros marcarão até 5ºC acima da média durante até a segunda-feira, dia 24, conforme o aviso que vale para todas as cidades de Mato Grosso do Sul, mas a previsão é o tempo continue muito quente até a metade da próxima semana.
Conforme a meteorologia, a despedida do inverno no Brasil será passando por onda histórica de calor, por conta dos reflexos causados pelo fenômeno El Niño. Ele provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e impede a chegada de frentes frias no país.
Com o bloqueio atmosférico para as massas de ar frio, a região fica sobre a incidência de forte radiação solar e o ar aquecido não se move, ou seja, uma verdadeira bolha de calor. A previsão é que termômetros marquem mais de 40ºC, mas a sensação térmica pode ser de temperaturas mais altas ainda.
A Defesa Civil também fez alerta nesta semana e orienta evitar exposição direta ao sol entre as 10h e 15h. Recomenda o uso de chapéus e óculos escuros, além de roupas soltas e aplicação do protetor solar. A hidratação também será fundamental nos próximos dias.
A atenção deve ser redobrada com recém-nascidos, crianças, idosos e acamados. É preciso estar sempre oferecendo água, até se não tiver sede. Além disso, conforme a Defesa Civil, as refeições devem ser leves, com pouco condimentos e mais frequentes.
Área onde calor mais forte estará concentrado durante a semana, segundo o Inmet (Foto: Reprodução)
Previsão do tempo – Nesta quarta-feira (20), segundo o Inmet, a máxima chega aos 36ºC em Campo Grande, aos 37ºC em Dourados, aos 38ºC em Coxim, aos 39ºC em Corumbá e aos 40ºC em Três Lagoas.
Na quinta, as cidades do norte e do leste de Mato Grosso do Sul já enfrentarão 41ºC. Na Capital e no sul do Estado deve fazer 38ºC.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.