Buscar

Mostratec 2024: alunos do IFMS de Nova Andradina conquistam vaga para representar o Brasil na ISEF 2025 em Ohio, EUA

Cb image default
Imagem: Divulgação / IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Nova Andradina celebrou uma participação de destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC 2024), realizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul entre os dias 21 e 25 de outubro.

Representando a instituição, os alunos Tailane Gomes Felix de Lima e José Vitor Ferreira Balasso, orientados pelos professores Grazieli Suszek de Lima e Fernando Rodrigues da Conceição, conquistaram o segundo lugar na área de Ciências de Animais e Plantas com o projeto inovador Espectroscopia Infravermelha por Transformada de Fourier como Ferramenta para Identificação de Fungos em Pastagens no Cerrado Sul-Mato-Grossense. Além do prêmio, a equipe foi credenciada, com o apoio do Conselho Federal dos Técnicos (CFT), para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF) 2025, em Ohio, nos Estados Unidos.

O projeto, desenvolvido com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT MS), busca contribuir com a agricultura no Cerrado, utilizando espectroscopia infravermelha para detectar fungos em pastagens de maneira rápida e precisa. A parceria com o Laboratório de Óptica e Fotônica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Campo Grande e o Programa Sisfóton foi essencial para o desenvolvimento do projeto, além do suporte do professor Luiz Henrique Costa Mota, do IFMS, que auxiliou nas análises. A equipe contou ainda com o apoio dos acadêmicos de Agronomia Larissa Michaela Cavalcante dos Santos, Gustavo Codognotto Munari e Gustavo Peixoto na coleta e análise das amostras.

Imagens: Divulgação / IFMS

Além de Tailane e José Vitor, as alunas Amanda Kimberly Pereira do Nascimento e Emilly Vitória da Silva Garcia também participaram da MOSTRATEC com o projeto Protótipo para Análise Não Destrutiva dos Aspectos Internos de Ovos de Galinha: Avaliação em Diferentes Condições de Armazenamento e Tempo de Estocagem, orientadas pelos professores Mauro de Lima e Grazieli Suszek de Lima. Este trabalho, apoiado pela FUNDECT MS e desenvolvido no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC), explora uma tecnologia para análise de ovos sem danificá-los, fornecendo informações essenciais para a indústria alimentícia sobre as condições de conservação dos ovos.

Reconhecimento e impacto na educação científica

As conquistas dos alunos refletem o compromisso do IFMS em fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico dos jovens pesquisadores de Mato Grosso do Sul. Em 2025, Tailane e José Vitor representarão o Brasil na ISEF, levando a ciência nacional ao cenário global. A participação das alunas Amanda e Emilly também destaca o trabalho do IFMS em incentivar o desenvolvimento de soluções práticas para desafios agrícolas e alimentares, sendo ambas as pesquisas um exemplo de como o investimento em ciência e educação gera frutos promissores para o futuro do estado e do país.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.