Buscar

MPE faz recomendação para que Prefeitura de Ivinhema revogue lei de doação de terrenos

Caso os lotes já tenham sido doados, Executivo deverá adotar medidas para reverter imóvel ao patrimônio do Município

Cb image default
Imagem: Divulgação - Arquivo

O Ministério Público Estadual (MPE) emitiu recomendação para que a Prefeitura de Ivinhema revogue a lei e o decreto que autorizava e regulamentava a doação de imóveis urbanos pertencentes ao Conjunto Habitacional Salvador de Souza Lima, Bairro Itapoã, a 18 beneficiários.

A recomendação é fruto do Inquérito Civil 06.2023.00000263-0, que apurava eventual inconstitucionalidade, bem como ilegalidades existentes na doação de imóveis de propriedade do Município de Ivinhema, realizadas através do Decreto n. 600 de 26 de outubro de 2022 e Lei Municipal n. 2.056 de 22 de dezembro de 2022.

No documento, a promotoria orienta o prefeito Juliano Ferro (União Brasil) que, no prazo de 10 dias, no exercício da autotutela administrativa, proceda-se com a revogação do Decreto n. 600, ante a existência de vícios de natureza formal e material, notadamente violação do artigo 25 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul e artigo 37 da Constituição Federal.

Por consequência, também foi recomendado que o prefeito se abstenha de cumprir o teor da Lei Municipal n. 2056, sugerindo, nessa parte, que seja encaminhado projeto de Lei à Câmara Municipal de Ivinhema para promover a revogação da Lei pelos fundamentos expostos pelo Ministério Público.

Por fim, a recomendação também estabelece que, caso tenha sido formalizada alguma doação, que sejam adotadas as medidas necessárias para reversão do imóvel ao patrimônio do Município de Ivinhema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.