Esta sexta-feira (17) e sábado (18) serão dias bastante especiais para o fráter Sócrates Emmanuel Pereira Pavon, de 39 anos, do Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria, em Nova Andradina, pois, ele, que é missionário redentorista, emitirá seus votos perpétuos e também receberá a ordenação diaconal.
Natural de Ladário (MS), Sócrates disse ao Nova News que sempre teve formação cristã-católica, mas que apenas mais tarde sentiu o chamado a servir o povo de Deus de forma mais comprometida.
“Sempre atuei na igreja desempenhando vários trabalhos na Diocese de Corumbá (MS) da qual fazia parte, mas estudei, trabalhei e tinha planos como todos, até que um dia, em 2014, tive contato com um missionário redentorista que estava cedido temporariamente a uma paróquia da minha região e aí veio o meu despertar para a vocação religiosa”, conta ele.
O fráter diz que em 2015 participou de um trabalho de discernimento vocacional, que em 2016 ingressou no estudo da Filosofia em Curitiba (PR) e seguiu em sua formação com outras etapas, como Teologia e demais disciplinas, tanto no Paraná quanto no interior de São Paulo.
Sócrates detalhou que fráter é sinônimo de frei, frade ou irmão, nas que, especificamente para a Congregação dos Missionários Redentorista, a nomenclatura se refere a quem já fez os votos temporários e está no processo para realização dos votos perpétuos, ou seja, a clérigos que ainda não são padres.
Sobre as celebrações deste final de semana, ele pontuou que nesta sexta-feira (17), ocorre, às 19h, no Santuário de Nova Andradina, a confirmação dos seus votos de pobreza, obediência e castidade, bem como a emissão de um quarto voto, que é o da perseverança, ou seja, o compromisso de sempre integrar os Missionários Redentoristas até o fim de sua vida.
“Embora seja aberto à comunidade e, de fato, contamos com a presença de todos, esse momento da sexta-feira (17) é mais voltado para a congregação, ou seja, é a celebração de um vínculo canônico e jurídico entre mim e o nosso instituto, tanto é, que o ato será presidido pelo nosso superior provincial, o padre Edilei Rosa Silva, que virá de Curitiba (PR)”, explica.
“Já no sábado (18), também às 19h, no Santuário, ocorrerá a ordenação diaconal, momento em que receberei o sacramento da Ordem no primeiro grau. Esta celebração, também aberta ao público, é mais voltada à Igreja como um todo, sendo presidida pelo bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti”, detalhou o fráter.
Sócrates disse que tanto para a sexta-feira (17) quanto para o sábado (18) são esperados membros da congregação, entre eles cerca de 20 fráters, seu pai, juntamente com uma irmã mais jovem e o esposo dela, que virão de Ladário - a mãe dele já é falecida - e amigos. “Tenho também uma irmã mais velha que mora no Rio de Janeiro, mas ela não poderá vir agora, sendo que, sua visita ocorrerá em outro momento”, pontuou.
Ele disse que jamais imaginou passar por estes dois momentos especiais dentro de seu Estado. “Sou natural de MS, mas toda a minha formação ocorreu no PR e parte em SP. Nova Andradina nunca foi uma possibilidade, pois, até este ano não havia a presença dos Missionários Redentoristas por aqui e vejam só: vou fazer meus votos e receber minha ordenação diaconal em terras sul-mato-grossenses, fazendo parte desta comunidade que nos acolheu com muito carinho”, comemorou.
Sobre o sentido de sua vocação, Sócrates afirma que pretende conduzir seu diaconato servindo o povo de Deus, com prioridade para os pobres, abandonados, os órfãos e as viúvas. “Certamente até o final desse primeiro semestre de 2023 estarei apto a dar o próximo passo em direção ao sacerdócio, que é meu objetivo”, disse.
Ao deixar uma mensagem aos jovens que talvez cogitem a vida religiosa, Sócrates os convidou a procurarem sempre ouvir a voz de Deus. “O Senhor sempre falou com o seu povo e continua sempre se manifestando a nós, porém, muitas vezes o barulho do mundo não nos permite perceber esses sinais. A inquietação e a busca por respostas podem ser caminhos que nos levam a procurar nossa verdadeira missão nesta terra”, concluiu.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.