Publicado em 22/01/2024 às 12:44, Atualizado em 22/01/2024 às 16:46
Dra. Melissa Machado atende no Hospital Cassems e mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 9 9951-9424
A nutricionista especialista em cirurgia bariátrica e metabólica, que atua na unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), Dra. Melissa Machado, concedeu entrevista ao Nova News nos últimos dias para apresentar um protocolo voltado a pacientes bariátricos em reganho de peso ou que pararam de emagrecer durante o processo.
Chamado de The Pouch Reset (redefinição de bolsa), o protocolo já está disponível para as pessoas interessadas, que devem entrar em contato com a nutricionista para realização do agendamento.
Dra. Melissa Machado explica que o grande medo de todo paciente que passa pela cirurgia bariátrica é o reganho de peso, ou seja, a recuperação dos quilos perdidos. “Infelizmente, muitas pessoas não conseguem manter, seja a médio ou a longo prazo, os resultados conquistados”, afirma.
Nas palavras dela, a cirurgia bariátrica é algo revolucionário, mas que, não é uma solução mágica para acabar com a obesidade e o peso que foi perdido no início pode acabar voltando caso não haja uma mudança no estilo de vida do paciente.
Realização de cirurgias bariátricas no Hospital Cassems de Nova Andradina teve início em novembro de 2021 - Imagens: Arquivo / Nova News
“Entendemos que no primeiro ano após a cirurgia, talvez um pouco mais, tipo um ano e meio, a pessoa está muito motivada e fazendo a sua parte no sentido de seguir todas as orientações dos profissionais envolvidos no seu atendimento, porém, após isso, pode ocorrer o retorno dos maus hábitos alimentares, estagnação da perda de peso, sem falar de fatores emocionais que acabam influenciando negativamente todo esse processo”, pontua.
A especialista explica que mais da metade dos pacientes bariátricos acaba tendo determinado índice de reganho de peso, mas que, após cerca de dois anos, a recuperação de 5% a 8% do que foi perdido, de forma gradual e sem comprometimento da saúde é considerado aceitável.
Por outro lado, o reganho de peso pode acontecer a partir dos 12 meses após a cirurgia, sendo mais comum a partir dos dois anos, podendo assim haver o retorno de algumas doenças associadas à obesidade. Esta situação, nas palavras dela, não está dentro da normalidade e deve ser avaliada. O mesmo vale para pacientes que, mesmo após a cirurgia, não conseguem perder peso de forma satisfatória.
Melissa pontua que para estas situações, foi desenvolvido o protocolo The Pouch Reset (redefinição de bolsa), que já está sendo usado nos Estados Unidos e no México e que agora chega ao Brasil.
“O estômago é um órgão que expande e contrai, se adaptando à quantidade de alimento que ingerimos. Quando comemos demais, ele aumenta de tamanho e se fazemos isso sempre, pode ocorrer o chamado estiramento, que é quando o estômago perde a capacidade de contração, aí, a ocorrem distorções com relação à sensação de fome e de saciedade. Em outras palavras, a pessoa entende que precisa comer sempre mais para sentir-se satisfeito”.
A nutricionista detalha que esse protocolo The Pouch Reset (redefinição de bolsa) tem por objetivo fazer com que o estômago do paciente volte ao tamanho correto que foi configurado com a cirurgia bariátrica e, com isso, a pessoa possa retomar o progresso desejado com relação à perda de peso.
“Isso é feito através da redução severa da ingestão de alimentos, mas não de qualquer maneira para que não ocorram consequências negativas, como, por exemplo, as deficiências nutricionais. É fundamental que o paciente tenha o apoio da sua nutricionista que seja especialista no assunto para que sejam traçadas as melhores estratégias conforme as particularidades de cada indivíduo”, alerta Melissa, ao lembrar que redefinição de bolsa é um protocolo detalhado que agrega uma série de medidas que foram cuidadosamente elaboradas pelos melhores especialistas da área e que, portanto, deve ser executado também por profissionais capacitados.
Recentemente, a Dra. Melissa fez uma live no Instagram, na qual apresentou mais alguns pontos sobre o protocolo. A reprodução do vídeo está disponível clicando aqui.
Outros protocolos
Vale destacar que a nutricionista Melissa Machado disponibiliza outros protocolos de emagrecimento para pacientes que não são bariátricos.
Saiba mais
A nutricionista Dra. Melissa Machado, especialista em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, atende no Hospital Cassems de Nova Andradina, que fica na Rua Walter Hubacher, 748, sendo que, pessoas interessadas em saber mais podem entrar em contato pelo celular / WhatsApp (67) 9 9951-9424 ou ainda seguir o perfil @melissamachadonutri no Instagram.