O sábado, 06 de novembro de 2021, ficou marcado como o dia em que ocorreu a primeira cirurgia bariátrica da história de Nova Andradina. O procedimento foi realizado com sucesso pela manhã na unidade do Hospital da Caixa de Assistência do Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.
A cirurgia, que é indicada para o tratamento da obesidade e suas comorbidades, ocorreu por meio de videolaparoscopia, ou seja, de modo menos invasivo do que uma intervenção tradicional.
O procedimento foi conduzido pelos médicos Diogo Castilho (gastroenterologista com pós-graduação em cirurgia bariátrica), Fernando Abrão Fróes de Moraes (especialista em cirurgia geral, endoscopia digestiva alta, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica - CPRE) e Airton Mário Fróes de Moraes (especialista em cirurgia do aparelho digestivo).
Dr. Diogo explica que a cirurgia Bariátrica, que pode ser realizada geralmente em pessoas entre 16 e 65 anos, dependendo do Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente, consiste na redução do estômago do indivíduo, o que causa importantes alterações hormonais que favorecem a perda de peso e a conquista de uma vida mais saudável.
O especialista detalha que o objetivo é devolver a saúde do paciente obeso que se vê geralmente acometido por diversas complicações como diabetes, pressão alta, colesterol, dores nas articulações e gordura no fígado, além de tratar fatores que influenciam na saúde psicológica e na autoestima.
Ele faz questão de salientar que o acompanhamento constante do paciente por equipe multidisciplinar bem como a suplementação por meio de vitaminas é fundamental para o sucesso do processo.
“A cirurgia bariátrica não deve ser vista de forma isolada, mas sim como parte de um processo mais complexo que deve ser respeitado e seguido à risca, envolvendo, além do médico, profissionais da Nutrição e da Psicologia, tanto no pré quando no pós-operatório”, pontua.
Diogo explicou que a primeira cirurgia bariátrica da história de Nova Andradina aconteceu de forma muito bem sucedida. “Agradeço a colaboração do Dr. Fernando, do Dr. Airton e dos demais membros da equipe, bem como à estrutura oferecida pelo Hospital Cassems. Cada elemento desse conjunto foi fundamental para o êxito do procedimento”, pontuou.
Hérnias
Além da cirurgia bariátrica, no mesmo dia, sábado (06/11), também ocorreram procedimentos videolaparoscópicos para a correção de hérnias. As operações foram realizadas pela mesma equipe formada pelos médicos Diogo Castilho, Fernando Abrão Fróes de Moraes e Airton Mário Fróes de Moraes.
Dr. Airton explica que as hérnias inguinais são abaulamentos que aparecem na região da virilha e que pioram quando o paciente realiza esforço físico. Já as hérnias de hiato favorecem o refluxo do estômago para o esôfago e que, nos casos em que não há melhora dos sintomas desse refluxo com medicamentos, elas também devem ser corrigidas cirurgicamente.
Segundo Dr. Fernando, a hérnia inguinal, e em alguns casos de hérnia de hiato, é necessária que seja feita a correção cirúrgica para devolução da qualidade de vida ao paciente, sendo que, na opinião do médico, a chegada destes procedimentos por meio de videolaparoscopia a Nova Andradina representa um grande ganho para todo o Vale do Ivinhema, evitando que as pessoas que sofrem com estes males precisem se deslocar a outros centros.
Mais cirurgias
Segundo o gerente da unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems, Eliezer Branquinho, mais duas cirurgias bariátricas serão realizadas em breve. Os procedimentos estão agendados para o próximo dia 20 de novembro.
“Ao longo dos anos, o Hospital Cassems tem investido forte na Saúde de Nova Andradina, ampliando a gama de procedimentos ofertados à população do Vale do Ivinhema e a realização das cirurgias bariátricas e de correção de hérnias por meio de videolaparoscopia são exemplos concretos disso”, disse ele.
Contatos
O Hospital Cassems fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672. Na unidade atendem os médicos Dr. Fernando e Dr. Diogo.
Já Dr. Airton atende em seu consultório, na Rua Professor João de Lima Paes, 1.464, telefone (67) 3441-2563, onde também atua Dr. Fernando.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.