A Pastoral Social da Igreja Católica de Nova Andradina está construindo uma casa para uma família que vive em situação de extrema pobreza na Vila Santo Antônio. A mulher e seus três filhos moravam em um barraco sem as mínimas condições de salubridade.
Segundo as pessoas envolvidas no projeto, foram conseguidas diversas doações em materiais de construção. A situação da família mobilizou não apenas a Pastoral Social, mas também membros de outras pastorais e movimentos.
Nos últimos dias, o barraco existente no local foi desmanchado, sendo que pedreiros e serventes voluntários iniciariam a construção do imóvel.
Nas palavras do padre Itacir Gasparetto, quem puder colaborar com valores em dinheiro para que os pedreiros recebam uma gratificação podem entrar em contato com o Centro Paroquial de Nova Andradina (Cepana).
“Os pedreiros estão nos ajudando de boa vontade, mas entendemos que eles precisam receber pelos seus serviços, uma vez que estes profissionais tiram o sustento de suas famílias do suor do trabalho”, explicou o padre.
Os trabalhos estão sendo acompanhados de perto pelo diácono Cícero Brais. “Estamos sempre atentos a estas realidades e, na medida do possível, procuramos estender a mão às pessoas necessitadas. Entre outras, esta é uma missão que também compete a nós cristãos”, disse ele.
Segundo Brais, muitas são as ações sociais realizadas pela Igreja Católica, como distribuição de cestas básicas e até mesmo auxílio financeiro a famílias necessitadas. “O importante é fazer o bem sem nos preocuparmos com nenhum tipo de retorno ou divulgação”, afirmou.
Nas palavras dele, no entanto, é bom que as pessoas saibam o que está sendo realizado para que mais colaboradores possam se dispor a trabalhar pelo próximo. “Assim, a gente procura combater a cultura da indiferença”, justificou.
Cícero disse que muitas pessoas criticam a igreja afirmando que a instituição não ajuda os pobres, mas muitas são as ações realizadas. “Por outro lado procuramos não divulgar de forma detalhada o que é feito, pois não deve haver preocupação com reconhecimento ou promoção nem da igreja nem de seus membros”, pontuou.
Segundo o diácono, pessoas que se sentirem tocadas a colaborarem com os diversos projetos sociais da Igreja Católica ou simplesmente conhecerem mais de perto as ações realizadas podem entrar em contato com Cepana. “Precisamos ser bons samaritanos na vida dos mais necessitados”, finalizou.
Serviço
O Cepana fica na Rua Imaculada Conceição, em frente ao Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria, no centro de Nova Andradina, telefone (67) 3441-1547.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.