Publicado em 19/12/2023 às 07:29, Atualizado em 19/12/2023 às 11:45

Nova Andradina: Problemas emergem no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa pouco mais de três anos após sua inauguração

José Portela, Redação Nova News

Imagens: Nova News

O Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, inaugurado em 2020 com grande expectativa pela população de Nova Andradina, enfrenta atualmente desafios relacionados à qualidade da construção.

Populares que utilizaram o espaço nos últimos dias, se depararam com alguns danos no forro do local, indicando possíveis questões estruturais ou de manutenção.

“O que chama a atenção é que o prédio ainda é novo”, relatou uma moradora ouvida pelo Nova News.

A construção do Centro de Convenções teve início no final de 2008, sendo um projeto elaborado em quatro etapas. O empreendimento, que se tornou uma peça central para eventos e convenções na região, foi financiado por uma combinação de recursos próprios da Prefeitura, totalizando expressivos R$ 2.297.151,48, e contrapartidas provenientes de emendas parlamentares.

O investimento total na construção do Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa atingiu a marca de R$ 4,9 milhões, refletindo a importância atribuída ao empreendimento para a comunidade local.

No entanto, a recente identificação de problemas estruturais, especificamente a ausência de parte do forro em banheiros e no saguão, levanta questões sobre a qualidade da construção ou a necessidade de ações de manutenção.

Conforme apurado pelo Nova News no local, o problema evidente é notado logo no hall de entrada do prédio.

"A Secretaria de Infraestrutura está cobrando a executora da obra na reparação do sistema de calhas. Após os reparos devidos no telhado, o forro será reconstituído", afirmou  a Cogecom, responsável pela comunicação do Poder Executivo, quando questionada sobre o problema.

Calor excessivo

Cb image default
Imagens: Nova News

Outro problema enfrentado pelos usuários do Centro de Convenções, conforme noticiado pelo Nova News, tem sido o não funcionamento do sistema de ar-condicionado do local.

Conforme relatado ao site, as altas temperaturas têm sido insuportáveis para quem precisa usar o espaço, que tem recebido, nos últimos dias, diversas apresentações, inclusive das escolas da cidade.

Pelo que foi observado pelos usuários do espaço, algum problema técnico afetou o sistema de climatização do ambiente, sendo que, as pessoas questionam a demora do Poder Executivo Municipal em promover as devidas manutenções.

O Nova News havia mantido contato com a Coordenadoria Geral de Comunicação do Governo Municipal que, mais tarde, encaminhou uma nota ao site explicando a situação:

“O sistema de climatização do Centro de Convenções, utilizado diariamente entre novembro e dezembro, devido a ensaios e cerimônias de formaturas, aos eventos de encerramentos de cursos de instituições públicas e privadas, pode ter sido afetado pelo excesso de uso e por sobrecarga de energia elétrica.

O serviço de conserto destes aparelhos necessita de peças que só se encontram no estado de São Paulo e, pelo alto valor, só pode ser contratado por processo de licitação.

Este problema não é exclusividade do Centro de Convenções. A alta demanda por energia elétrica durante as sucessivas ondas de calor desta primavera, provocou blecautes em muitos lares, inclusive a explosão do transformador do Paço Municipal, que há quase um mês funciona sem ar-condicionado, desde o gabinete do prefeito à recepção principal”, diz o documento enviado pela Cogecom.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.