Buscar

Nova Andradina - Semadi aposta em projetos inovadores para fortalecer educação ambiental

Cb image default
Imagem: Divulgação

Buscando impulsionar as ações de educação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina (SEMADI) traçou novas iniciativas em parceria com a ONSA – Soluções Ambientais. Por determinação do chefe do Executivo, o secretário Hemerson Israel reuniu-se com representantes da empresa e alinhou estratégias para ampliar os projetos de sustentabilidade no município.

Entre os projetos apresentados, destaca-se a consultoria da ONSA para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Andradina (Nova Limpa), por meio da entidade gestora Prolata. A iniciativa busca fortalecer a associação por meio da regularização documental, melhoria da infraestrutura e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, a consultoria contempla a implementação de projetos de educação ambiental e a reforma de equipamentos utilizados na reciclagem, garantindo mais segurança e eficiência aos trabalhadores do setor.

Outro destaque é o Onsinha Ambiental, um programa inovador que foi aplicado nas escolas Brincando de Aprender e Arco-Íris. Com uma abordagem inter e transdisciplinar, o projeto integrou conceitos de sustentabilidade às disciplinas curriculares, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Por meio de oficinas lúdicas, como a separação de resíduos, os alunos foram capacitados a aplicar e disseminar práticas de reciclagem em seus lares, tornando-se multiplicadores dessa cultura sustentável. O sucesso da iniciativa consolidou o Onsinha Ambiental como um projeto pioneiro no estado de Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião, o secretário Hemerson e a equipe da ONSA reafirmaram o compromisso de dar continuidade e expandir essas ações, consolidando Nova Andradina como uma referência em inovação e sustentabilidade ambiental.

“Nosso objetivo é fortalecer iniciativas que impactem positivamente a comunidade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada”, destacou o secretário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.