Na manhã desta terça-feira (03), populares se reuniram em frente ao ESF (Estratégia de Saúde Familiar) Vila Operária para denunciar a falta de médico na unidade.
De acordo com os moradores, o ESF do bairro estaria sofrendo com a falta de médico desde o mês de fevereiro.
“Tenho um idoso em casa que precisa do atendimento, a situação é complicada,” disse a moradora Marisa José custódio.
“Minha mãe é cadeirante, doente e quando precisa só temos o CEM (Centro de Especialidades Médicas), que está sempre lotado,” relatou Derci Moura.
“Procurei ajuda no Hospital Regional, pois minha filha estava com febre, fui orientada a procurar o ESF do meu bairro, chegando aqui, me mandaram para o CEM porque aqui não tem médico,” relatou uma moradora.
“A orientação é não procurar o hospital por causa da pandemia, mas procuramos a unidade e também não conseguimos atendimento”, relatou outra popular.
A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Maximiano que também esteve no local, acompanhando a reivindicação.
Segundo ele, o quadro atual de médicos da Secretaria Municipal de Saúde é de 11 profissionais, sendo que duas médicas estão afastadas devido à licença maternidade. Uma dessas profissionais em licença maternidade atende justamente a Vila Operária e deve voltar apenas em março de 2021.
Para substituir temporariamente essa profissional, a Saúde municipal propôs à médica que atende atualmente no CEM, a ampliação da sua jornada de 20 para 40 horas, de modo que ela preste atendimento na Vila Operária três vezes por semana.
A proposta em caráter emergencial é uma solução momentânea. Concomitante, a Secretaria Municipal de Saúde está abrindo um novo processo seletivo para a contratação temporária de 5 médicos.
Este é o quinto processo seletivo aberto este ano para a contratação de médicos (clínicos gerais) para atender nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Centro de Triagem da Covid-19 em Nova Andradina.
Com este novo processo seletivo, o município pretende preencher a demanda por profissionais em toda a rede municipal de saúde. Desde já, a Secretaria Municipal de Saúde conclama aos médicos para que façam sua inscrição.
Ainda de acordo com o chefe da pasta, em virtude da pandemia, a demanda por médicos aumentou e muitos municípios do interior do estado e de todo país tem dificuldade na contratação. Após o fim da pandemia, a situação tende a se normalizar.
Entre em contato com o Nova News
Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.