A crescente demanda de pessoas em situação de rua em Nova Andradina voltou a ser pauta central das discussões do Governo Municipal. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (17), o prefeito Dr. Leandro Fedossi e o Conselho Comunitário de Segurança Pública debateram medidas para enfrentar o problema, que tem gerado impactos sociais e preocupações com segurança na cidade.
O encontro abordou estratégias para acolhimento e ressocialização, além de medidas para garantir a segurança e o ordenamento dos espaços públicos. Os membros do Conselho apresentaram sugestões, como reforço na conscientização da população sobre a importância de encaminhar essas pessoas aos serviços sociais. Outras propostas incluíram melhorias nas praças públicas, com mais iluminação, limpeza e vigilância, além da implementação de monitoramento na rodoviária, um dos principais pontos de concentração dessas pessoas.
O presidente do Conselho, Maurício Nunes, e a vice-presidente, Etiene Chagas, destacaram que a situação vem gerando preocupação, com relatos de abordagens a cidadãos e até o risco de fomento ao tráfico de drogas. “O Conselho de Segurança se mobilizou porque algumas circunstâncias já impõem ameaça. Trouxemos essas demandas ao prefeito, que prontamente se mostrou receptivo e comprometido em buscar soluções”, afirmaram.
O prefeito Dr. Leandro Fedossi reforçou que a gestão municipal está comprometida em enfrentar a questão com responsabilidade e em parceria com órgãos de segurança. “Desde o início da gestão, temos buscado soluções efetivas, e uma das medidas já em andamento é o fortalecimento do convênio com a Casa do Imigrante para ampliar o suporte no atendimento às pessoas em situação de rua, e decidimos encerrar as atividades do Serviço Pop, pois os resultados não foram satisfatórios. Também vamos reforçar a segurança com vigilância armada na rodoviária e as principais praças da cidade. Paralelamente, estamos estudando a viabilidade de novos convênios para terceirizar a manutenção desses espaços públicos, garantindo que estejam sempre bem cuidados. São medidas urgentes para aumentar a segurança e melhorar a qualidade de vida da população”, sublinhou o chefe do Executivo.
Estiveram presentes na reunião os membros do Conselho Comunitário de Segurança, Walter Bernegozzi, o comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Paulo Renato Ribeiro, o 2° Tenente Aldo, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Eliel Rodrigues. Além da secretária de Cidadania e Assistência Social, Cida Valdez, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Casa do Imigrante.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.