Publicado em 01/10/2025 às 08:24, Atualizado em 01/10/2025 às 13:02
Famílias residentes em fazendas da região, como Agro Sorriso, Riachinho, Aruanã I e II, Toca da Onça, São João, Pontal, Paineira e Coimma também estão descontentes com a situação
Conforme noticiado anteriormente pelo Nova News, na manhã de segunda-feira (29), moradores do Assentamento São João realizaram uma manifestação em razão de um impasse envolvendo o transporte de estudantes entre os municípios de Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.
O site já havia conversado com o secretário municipal de Educação de Nova Andradina, professor Wagner Périgo, que explicou à reportagem que a situação teve início após Nova Alvorada do Sul deixar de transportar os estudantes até a escola do Pana.
Nas últimas horas, a Prefeitura Municipal se manifestou a respeito da situação por meio de uma nota oficial encaminhada a todos os órgãos de imprensa da região.
Ainda sobre o que motivou a manifestação, o Nova News apurou que o descontentamento daquela população está relacionada à distância percorrida pelos alunos do assentamento, que preferem estudar em uma escola localizada no Assentamento Pana, em Nova Alvorada do Sul, em vez de se deslocarem até o Distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina.
Conforme relatos, os estudantes precisam acordar muito cedo para serem transportados por longas distâncias e chegarem a tempo de frequentarem as aulas, o que, segundo as famílias, é um grande sacrifício para as crianças, que poderiam frequentar uma instituição de ensino mais próxima, no caso, no Distrito de Pana, em Nova Alvorada do Sul.
Confira abaixo a nota com o posicionamento do município de Nova Andradina com relação à questão levantada pela população:
Nota Oficial
A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece a situação referente ao transporte escolar dos alunos residentes no Assentamento São João, localizado na divisa entre os municípios de Nova Andradina e Nova Alvorada do Sul.
O contrato anteriormente firmado com a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, que garantia o transporte desses estudantes até a escola do distrito Pana, encerra-se neste dia 30 de setembro e não será renovado. Dessa forma, em cumprimento à legislação, aquele município não poderá mais prestar este serviço aos alunos da região.
Diante deste cenário, o Ministério Público de Nova Alvorada do Sul determinou a realização de um levantamento junto à comunidade local, por meio de abaixo-assinado, a fim de subsidiar uma solução definitiva que concilie os interesses das famílias com as exigências legais.
A Prefeitura de Nova Andradina reforça que está à disposição para garantir o direito à educação e atender integralmente esses estudantes. Atualmente, já existe uma linha de transporte escolar no Assentamento São João, com dois horários regulares: no período matutino, transportando 8 alunos, e no período da vespertino, 5 da localidade. Ressalta-se que não haverá alteração de itinerário para a Secretaria Municipal de Educação. Pelo contrário, a medida possibilitará a inclusão de 42 novos estudantes na rede municipal.
Em conformidade com a legislação, os alunos serão direcionados para uma escola dentro do território de Nova Andradina, sendo a mais próxima localizada no distrito de Nova Casa Verde.
A Prefeitura de Nova Andradina permanece aberta ao diálogo e empenhada em encontrar, junto aos órgãos competentes e à comunidade, a melhor solução para assegurar a continuidade do processo educacional desses estudantes.
Prefeitura de Nova Andradina
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
Fazendas
A equipe do Nova News fez um levantamento e constatou que o descontentamento não é apenas dos moradores do Assentamento São João, mas, também de famílias residentes em fazendas da região, como Agro Sorriso, Riachinho, Aruanã I e II, Toca da Onça, São João, Pontal, Paineira e Coimma. "São crianças pequenas, que estudam no 3º ano, no 4º ano. Elas precisam sair de casa às 04h da manhã e rodar cerca de 90 quilômetros. Isso é uma judiação. Antes, os alunos aqui dessa linha estudavam no Pana, mas, de uns tempos para cá, infelizmente, foram transferidas para Nova Casa Verde", disse um cidadão.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.