No sábado 28/09/2024, ocorreu nas dependências da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Batayporã, a ordenação do primeiro padre que é natural do município, Leonildo Fiumari Neto.
A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti, e contou com a participação de diversos padres, irmãos, irmãs e convidados especiais.
O dia, considerado histórico para a comunidade, foi prestigiado também por centenas de católicos que lotaram a Igreja Matriz e participaram da ordenação em clima de forte emoção.
Leonildo Fiumari Neto nasceu em Batayporã no dia 07 de abril de 1993. É filho de Luiz Antônio Fiumari (Tony Fiumari) e de Aldenice Soares de Araújo, tendo como irmãos Jonathan Araújo Fiumari e Larissa Jennifer Araújo Fiumari.
De acordo com sua mãe, desde pequeno manifestava imenso amor a Deus e às atividades ligadas à igreja.
Quando atingiu a idade de ir para universidade, foi para Campo Grande cursar arquitetura. Morava com a sua bisavó materna e sempre se envolvia com as atividades da igreja na Capital de Mato Grosso do Sul.
Nessa época, além de cursar arquitetura durante o dia, fazia um curso de teologia no período noturno. Ele também aproveitava o pouco tempo livre para visitar os doentes e logo acabou por abandonar a faculdade. Ele passou então a participar de um acompanhamento vocacional.
No ano de 2013 aconteceu a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e Léo foi participar juntamente com o Caminho Neocatecumenal de Batayporã. Foi lá que ele teve certeza do seu chamado à vocação sacerdotal, entrando em 16/02/2014 para o Seminário Diocesano em Campo Grande.
Mais tarde, no ano de 2016, ingressou no Seminário Propedêutico na Diocese de Naviraí e, depois de um ano, voltou a Campo Grande para cursar filosofia e teologia.
Vale destacar que em meio a tudo isso, Leonildo Fiumari Neto enfrentou problemas de saúde e, segundo a família, diversas orações feitas a Nossa Senhora de Fátima foram atendidas de forma espetacular, resultando na sua recuperação.
Posteriormente, ele passou por sua ordenação diaconal na Catedral de Naviraí e, agora, em 28/09/2024, ocorreu a sua ordenação presbiteral, conforme já informado, em sua cidade natal, Batayporã.
Neste domingo (29), o padre Leonildo Fiumari Neto celebrou suas primeiras missas, às 08h, em Batayporã, e às 19h na Paróquia São Vicente, em Nova Andradina.
Ao longo da semana, de 30/09 até 04/10, ele segue sua agenda de celebrações em Naviraí, Nova Andradina e Campo Grande.
Conforme anúncio feito por Dom Ettore Dotti ao final da celebração de ordenação, o padre Leonildo Fiumari Neto atuará, pelo menos até dezembro deste ano, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Eldorado, onde já realizava seu estágio pastoral. (Com informações da Pastoral da Comunicação).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.