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Pronto Socorro 24h: Secretaria de Saúde de Batayporã explica prioridades do serviço

Gestores enfatizaram dinâmica de acolhimento de urgências, que visa questões pontuais conforme classificação de risco

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Após ampla reforma, Pronto Socorro Municipal conta com atendimentos 24 horas para atendimentos de urgência e estabilização de pacientes. Foto: Prefeitura de Batayporã

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã iniciou neste mês de junho os atendimentos 24 horas do Pronto Socorro Municipal (PSM), até então conhecido como Pronto Atendimento Médico, o PAM. Para orientar a população sobre as dinâmicas de acolhimento, a titular da pasta, Letícia Sanches, e o enfermeiro coordenador do PSM, Odair Magaroto de Souza, participaram de entrevista ao vivo na rádio local Cidade FM nesta segunda-feira (24). Na ocasião, a dupla destacou as diferenças de prioridade entre o pronto socorro e as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

De acordo com os profissionais, o objetivo do Pronto Socorro Municipal 24 horas é facilitar o acesso aos atendimentos de complexidade intermediária, sem a necessidade de deslocamento para unidades maiores. O local passou por ampla reforma e recebeu investimentos para se adequar às novas rotinas.

"O foco são urgências e procedimentos de estabilização. Por exemplo, atendimentos a pessoas que sofreram acidentes, passam por crises agudas, traumas, apresentam sintomas de infarto, entre outras situações. Contamos com equipe multiprofissional, estrutura e materiais adequados para atender no PSM", explicou Letícia.

Já as situações graves, como aquelas que demandam intervenções cirúrgicas e exames complexos, podem ser acolhidas para estabilização e posterior transferência. "Nesse tipo de situação, realizamos a estabilização no nosso pronto socorro. Essa medida em Batayporã proporcionará mais segurança e agilidade na transferência do paciente ao hospital indicado pela regulação de vagas", complementou a secretária.

Classificação de risco

Um dos pontos ressaltados pelo coordenador do pronto socorro foi a classificação de risco, método utilizado para priorizar o atendimento aos pacientes de acordo com a gravidade de seu estado de saúde. O sistema utiliza cores para indicar o nível de urgência de cada paciente, permitindo uma triagem eficiente. "Vermelho significa urgente, laranja significa muito urgente, verde é pouco urgente e azul é não urgente. Então, não é uma ordem de chegada, mas uma prioridade de acordo com o problema que o paciente apresenta", informou Odair.

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ESF: prevenção e promoção da saúde

A Atenção Primária à Saúde, desempenhada por meio da Estratégia de Saúde da Família, prioriza a prevenção, promoção e cuidado contínuo da saúde da população local, com ênfase na comunidade e na família.

"As consultas agendadas, vacinação, acompanhamento de doenças crônicas, pré-natal, agendamento de exames, e outros cuidados de saúde preventivos continuam sendo realizados exclusivamente nos postos. Casos não emergenciais, como síndromes gripais leves e atualização de receitas médicas também são acolhidos nas ESF. Temos quatro unidades na cidade – Santa Luzia, Santo Antônio, Sebastião Martins e Anorinda Marcelina – além da unidade São Luiz, nos assentamentos", esclareceu a gestora.

As unidades de Saúde da Família incluem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais que trabalham de forma integrada e contínua, diferentemente do Pronto Socorro Municipal, que visa situações pontuais.

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