Durante sessão da Câmara de Vereadores de Nova Andradina, o vereador Professor Luciano Leal (PODEMOS) apresentou a Indicação 029/2025, que solicita um estudo de ordenamento de trânsito com o objetivo de implantar a Rota Livre, para garantir a fluidez nos atendimentos de emergência, como os do SAMU, Corpo de Bombeiros, ambulâncias e outros serviços de urgência. A proposta visa facilitar o acesso rápido a locais essenciais como o Hospital Regional, a CASSEMS e outras unidades de pronto atendimento.
A justificativa para a Indicação é baseada em vários pontos cruciais para a segurança e bem-estar da população. A fluidez no trânsito é essencial para garantir que os serviços de emergência possam chegar rapidamente a situações críticas. “Qualquer atraso no atendimento pode ter consequências graves para a saúde e a vida das pessoas, o que reforça a urgência da proposta”, defendeu o parlamentar.
Outro aspecto destacado pelo vereador é o aumento da demanda pelos serviços de emergência, que tende a crescer à medida que a população e o ambiente urbano se expandem. “O estudo de ordenamento de trânsito permitirá identificar as áreas mais críticas e implementar soluções eficazes para garantir o rápido deslocamento das viaturas e ambulâncias”, argumentou Luciano.
Além disso, a proposta visa contribuir para um planejamento urbano mais eficiente, considerando as necessidades específicas das ambulâncias e viaturas de bombeiros. Com o trânsito mais organizado, a proposta também busca reduzir acidentes e congestionamentos, principalmente em situações de urgência.
Por fim, a Indicação propõe que o estudo de ordenamento de trânsito seja integrado a um plano mais amplo, incluindo melhorias na infraestrutura urbana, sinalização adequada e até mesmo campanhas de conscientização sobre a importância de garantir a livre passagem para veículos de emergência.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.