Publicado em 13/04/2023 às 14:44, Atualizado em 13/04/2023 às 19:37
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) abriu nas últimas horas, um chamado na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), buscando solucionar problemas na linha telefônica pertencente ao serviço de urgência.
Nesta quinta-feira (13), o responsável pela central de regulação de ligações ao SAMU, que fica em Dourados, Messias Villa, divulgou um vídeo informando que o serviço de urgência abriu um chamado na Agência Nacional de Telecomunicações, levando em consideração problemas frequentes que usuários do serviço na região estão enfrentando.
Segundo ele, uma linha fantasma foi constatada e desativada nas últimas horas. Além disso, em contato com a operadora responsável pelas linhas do serviço, a mesma informou à coordenação, que aparelhos não homologados pela Anatel, não conseguiriam acionar o SAMU. Em discordância com isso, a coordenação do SAMU abriu um chamado na agência, buscando solucionar o problema. Assista o vídeo na íntegra:
Com relação à dinâmica de atendimento do SAMU, cabe destacar que a central de regulação do serviço fica em Dourados, assim, quando o solicitante faz o contato pelo número 192, a ligação é direcionada para um médico regulador que irá classificar o caso e entrar em contato com a base em Nova Andradina.
Em seguida, a equipe do SAMU de Nova Andradina se desloca para prestar assistência necessária, enquanto o médico regulador presta orientações ao solicitante.
É importante que a pessoa que faz a ligação mantenha a calma para escutar as orientações fornecidas pelo médico regulador, assim como passar as informações de forma clara, para que a Central de Regulação possa preparar a equipe para o atendimento mais adequado.
Vale destacar que não é atribuição do SAMU o transporte de pacientes para consultas, remoção de pontos de cirurgias, realização de curativos, exames e demais procedimentos que não sejam caracterizados como urgência ou emergência, sendo que, para estas finalidades, há o serviço de transporte da Secretaria de Saúde.