A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, por meio da Vigilância em Saúde, tem reforçado a importância da imunização diante do avanço de doenças sazonais como a gripe e a dengue. Somente nas últimas duas semanas, foram aplicadas 640 doses da vacina contra a influenza no município. Os dados foram divulgados pela enfermeira Angela Rocha, responsável pelo setor.
A procura crescente pela vacina contra a Influenza é positiva, mas ainda há públicos com baixa cobertura vacinal, especialmente entre as crianças. A gripe continua sendo uma das principais causas de complicações respiratórias entre os menores de seis anos, o que motiva um alerta especial para que pais e responsáveis levem as crianças de seis meses a menores de seis anos à Sala de Vacinas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia.
Além das crianças, os seguintes grupos também fazem parte do público-alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores da educação básica e do ensino superior, pessoas com doenças crônicas e com deficiência, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo. A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.
Dengue
Outra mobilização da Saúde é a vacinação infantil contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Em 2025, Batayporã já registra seis casos confirmados da doença, e o número de notificações suspeitas segue em crescimento. A imunização contra o vírus é uma das formas mais eficazes de proteger as faixas etárias mais vulneráveis de complicações da doença.
“O momento exige atenção redobrada. Estamos em um cenário de aumento das notificações de dengue e, ao mesmo tempo, convivemos com a circulação do vírus da gripe. A vacinação é fundamental para evitar formas graves das doenças e reduzir a demanda nos serviços de saúde”, ressaltou a enfermeira Angela Rocha.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as vacinas disponibilizadas seguem as orientações do Ministério da Saúde e são seguras. A imunização não só protege o indivíduo, mas também contribui para a redução da transmissão e para a proteção coletiva da comunidade.
"Não só a vacinação, mas a prevenção mecânica, ou seja, não permitir a formação de focos do mosquito da dengue, é fundamental. Quintais, residências e comércios devem estar limpos, sem acúmulo de lixo, entulho, vasos e pratos de plantas sem água parada. Cada um precisa fazer sua parte", complementou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches.
Denúncias
A população pode denunciar locais com foco de dengue ou imóveis e terrenos com mato alto e acúmulo de lixo. O canal indicado é o portal da Prefeitura: bataypora.ms.gov.br. Basta clicar em "Denúncias Vigilância em Saúde". Há a opção de fazer denúncias anônimas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.