A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã tem reforçado o apelo aos moradores para que colaborem com a prevenção e combate à dengue. Segundo a titular da pasta, Letícia Sanches, a situação é considerada estável, mas necessita de constante monitoramento.
"Nosso município está classificado no Estado entre as localidades com baixa incidência da doença. Porém, tivemos um caso positivo recentemente e promovemos as ações de bloqueio mecânico", explicou a gestora.
Conforme enfatizou Letícia, o alerta se deve ao período de chuvas e calor, que é propício para a formação de focos do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti.
"Qualquer recipiente com água pode se tornar um criadouro para o mosquito da dengue. Por isso, não ter lixo no quintal, não jogar lixo em terrenos baldios, não ter garrafas e pneus ao ar livre e observar muito bem as caixas d'água e vasos de plantas é fundamental", complementou a gestora.
"O trabalho dos agentes de endemias tem surtido muito efeito. São visitas nos domicílios fiscalizando e conscientizando os moradores. A Vigilância em Saúde tem feito a parte dela, porém, precisamos que todos continuem engajados", finalizou a secretária.
A população pode denunciar locais com foco de dengue ou imóveis e terrenos com mato alto e acúmulo de lixo. O canal indicado é o portal da Prefeitura (batayporã.ms.gov.br). Basta clicar em "Denúncias Vigilância em Saúde". Há a opção de fazer denúncias anônimas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.