Buscar

Sorotipo 3 da Dengue é confirmado em Nova Andradina e acende alerta para risco de casos graves

Nova Andradina está entre os municípios que registraram casos do sorotipo 3 da dengue, conforme informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A presença desse tipo do vírus, considerado o mais perigoso por sua maior probabilidade de quadros graves e óbitos, acende um alerta para a população e autoridades sanitárias.

A primeira morte confirmada por dengue em Mato Grosso do Sul neste ano ocorreu em Inocência. A vítima, de 76 anos, faleceu em 16 de janeiro, mas a causa só foi confirmada na última sexta-feira (7). Além disso, duas outras mortes suspeitas estão sob investigação em Campo Grande e Três Lagoas.

Após 15 anos sem registros do sorotipo 3 no Estado, os primeiros casos voltaram a ser identificados no fim de 2023, inicialmente em Três Lagoas. Desde então, o vírus se espalhou para 15 municípios: Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Campo Grande, Nova Andradina, Glória de Dourados, Maracaju e Inocência. Ao todo, já são 44 diagnósticos confirmados, com maior concentração nas regiões nordeste e leste do Estado.

O boletim epidemiológico da SES aponta que Selvíria lidera o número de casos positivos para todos os tipos da doença, com 159 registros. Em seguida, aparecem Três Lagoas (57) e Inocência (51). As autoridades reforçam a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e da procura por atendimento médico diante dos primeiros sintomas da doença.

(Com informações da reportagem do Campo Grande News)

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.