A sujeira caracterizada pelo capim alto e pelo acúmulo de entulhos em um terreno baldio tem preocupado alguns moradores no Bairro Horto Florestal, nas proximidades do camelódromo, em Nova Andradina.
Localizado no cruzamento das ruas Imaculada Conceição e Santa Catarina, o imóvel tem sido alvo do descarte irregular de resíduos por parte de pessoas não identificadas, sendo que, quem mora nas proximidades tem sofrido com os transtornos.
Segundo uma moradora ouvida pela reportagem, há várias semanas ela mantém contato com o poder público solicitando providências, porém, até a manhã desta quarta-feira (26), nenhuma equipe tinha ido até o local.
“Com tantos casos de dengue na cidade, a gente fica com medo de que esses entulhos possam servir de criadouros do mosquito. Não sabemos mais a quem recorrer”, disse uma cidadã.
No dia 29 de março, o Nova News havia mantido contato com a prefeitura repassando a demanda. Segundo informado pelo Poder Executivo naquela oportunidade, um mutirão de limpeza estaria percorrendo os bairros da cidade bem como as equipes de controle da dengue, porém, como já informado, até o momento da publicação desta matéria, o terreno citado não teria recebido nenhum tipo de manutenção.
“Gostaríamos que o município fizesse sua parte, mantendo a cidade em melhores condições, e que as pessoas também tenham mais consciência e não façam o descarte irregular de materiais literalmente na porta dos outros”, reclamou outro morador.
Vale destacar que em contatos anteriores com o setor de comunicação da prefeitura, tanto no ano passado quanto em março desse ano, foi informado ao site que o terreno seria de propriedade do município, porém, após a publicação da matéria neste dia 26/04/2023, uma servidora da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) falou com o Nova News dizendo que o lote, na verdade, é particular. Ela apresentou um mapeamento que comprova a veracidade dessa última informação, motivo pelo qual a matéria foi atualizada com as novas informações às 21h15 de 27/04/2023 em todas as plataformas.
Cabe ainda ressaltar que, mesmo sendo o terreno uma propriedade privada, cabe ao poder público realizar a fiscalização e, se constatadas irregularidades com relação à limpeza e conservação, adotar as devidas providências, inclusive, em casos extremos, promovendo a limpeza cujo valor do serviço pode ser anexado aos impostos relativos ao terreno para que os cofres públicos não sejam onerados. As pessoas responsáveis pelo descarte irregular de resíduos no local, se identificadas, também devem ser responsabilizadas.
Aviso
A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.