Buscar

Torneio de xadrez será realizado neste sábado (06) em Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Arquivo / João Cláudio

Ganhando adeptos em todo o mundo de forma crescente, o xadrez é um esporte que tem se popularizado cada vez mais em todas faixas etárias. Em Mato Grosso do Sul não tem sido diferente e diversas competições realizadas nos últimos anos tem atraído cada vez mais participantes.

Com o propósito de difundir o xadrez na sociedade e também congregar entusiastas da nobre arte, será realizado, neste sábado, dia 6 de maio de 2023, o ‘1º Torneio de Xadrez entre Amigos do Vale do Ivinhema’, no Centro de Convivência do Idoso, das 13h até às 17h, localizado na Rua da Saudade, 126, Bairro Capilé, na cidade de Nova Andradina MS. Pessoas de qualquer idade poderão participar da competição.

O evento será realizado no ‘sistema suíço’, no qual todos participantes disputam o mesmo número de partidas e o vencedor é aquele que somar mais pontos. Haverá premiação com medalhas e brindes para os melhores colocados.

O evento está sendo organizado pelo professor Marco Aurélio e pela professora Rose Costa, tendo o patrocínio da Fundação de Esporte e Lazer de Nova Andradina (FUNAEL), da Prefeitura de Nova Andradina. As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível aqui. Para mais informações sobre o evento, entrar em contato nos telefones: 67-9258-3630 e 67-99696-1734.

Cb image default

O xadrez é um esporte considerado de nível complexo cujos benefícios para a cognição já foram comprovados por diversos estudos, pois desenvolve atividades como memória, concentração, planejamento e tomada de decisões. Além disso, pesquisas tem constatado também que a prática de xadrez ao longo da vida ajuda a prevenir a doença de Alzheimer, entre outras doenças.

A comunidade enxadrística convida para a participação no torneio e também para prestigiar o acontecimento e conhecer um pouco mais sobre esse esporte da mente que tantas vantagens traz aos praticantes. De acordo com Marco Aurélio, o ensino do xadrez deveria ser matéria obrigatória da grade curricular em todas as escolas pelo potencial de auxiliar em disciplinas de exatas, como matemática e física. “Além disso, o xadrez é o esporte mais democrático que existe, pois um jovem de 10 anos de idade pode competir em condições de igualdade com uma pessoa de 80 anos e as mulheres disputam nas mesmas condições contra homem”, pontua o especialista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.