Buscar

Vacinação contra a influenza começa na segunda-feira (31) em Batayporã

Cb image default
Imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã vai dar início à campanha de vacinação contra a influenza (gripe), na próxima segunda-feira (31). A população incluída nos grupos prioritários deve procurar a Sala de Vacinas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, para receber a imunização.

Conforme explicou a enfermeira coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha, a campanha inicia oficialmente no dia 7 de abril, porém, nos municípios que já receberam as vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS), já está autorizada a vacinação. "Queremos iniciar o quanto antes. O período é propício para a circulação dos vírus da gripe e é muito importante que a população esteja protegida", enfatizou a profissional.

De acordo com a SES-MS, a meta para 2025 é vacinar 90% dos grupos prioritários do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores da saúde são alguns dos grupos prioritários.

Confira quem mais pode se vacinar:

Professores dos ensinos básico e superior;

Povos indígenas;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores dos Correios;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Segundo o Ministério da Saúde, "a vacina contra influenza de 2025 contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B e sua administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação".

O orgão ainda adverte que "a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível. A estratégia de vacinação contra a Influenza visa reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é fundamental para promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus Influenza."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.