Nas últimas semanas, o estado de Mato Grosso do Sul tem registrado queda significativa no número de doações de sangue, possivelmente porque, durante os períodos de temperaturas mais baixas, os doadores podem se sentir desestimulados a comparecer aos hemocentros.
Devido ao fato, os bancos de sangue da Rede Hemosul, que atendem a todos os hospitais públicos e privados do Estado, têm enfrentado grandes desafios.
Nesta sexta-feira (07), por exemplo, o Nova News recebeu a informação de que a unidade do Hemosul em Dourados estaria com o estoque de concentrado de hemácias O+ zerado.
Uma das estratégias para tentar reverter a situação é um comunicado em nome da Agência Transfusional do Hospital Evangélico Mackenzie e da unidade do Hemosul de Dourados para que a equipe médica e assistencial do hospital incentive os familiares dos pacientes internados a realizarem doações de sangue para que os estoques sejam regularizados.
A solicitação, assinada pelo Dr. Felipe Leoratto Parizoto, supervisor do Laboratório de Análises Clínicas e Agência Transfusional, informa que, nesta segunda-feira (10), será emitida uma atualização sobre a reposição do material.
Vale destacar que não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações, motivo pelo qual doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas.
O Hemosul de Dourados fica na Rua Oliveira Marques, 2.535, Jardim Central e atende às segundas, quartas e sextas-feiras, das 07h às 12h30; terças e quintas-feiras, das 7h às 12h e das 13h às 17h; e aos últimos sábados de cada mês, das 7h às 12h.
Para doar sangue é necessário comparecer portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal, pesar 51 quilos ou mais e estar bem alimentado e hidratado.
Mais informações podem ser obtidas pelos contatos (67) 3424-4192, (67) 3424-0400 e pelo WhatsApp (67) 9 8163-0863.
Em Nova Andradina há uma unidade do Hemosul, porém, ela não recebe doações de forma contínua, mas, apenas em campanhas especiais realizadas em datas que são divulgadas com antecedência. (*Com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul).
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.