Buscar

ONS pede baixa vazão de águas para preservar nível dos reservatórios em Porto Primavera e Jupiá

Cb image default
Imagem: Arquivo / Prefeitura de Rosana

Segundo publicação do site Metrópoles, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a redução da vazão de água das usinas hidrelétricas de Porto Primavera, em Rosana (SP), e Jupiá, ambas no Rio Paraná, para garantir nível adequado dos reservatórios em meio ao regime de chuvas registrado nos últimos meses.

Conforme a matéria, a decisão foi apresentada no dia 06 de março, durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

O conteúdo informa ainda que a redução tem como objetivo garantir o atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN), de produção e transmissão de energia elétrica, ao longo deste ano e também do próximo, 2025.

Segundo o ONS, a estação mais chuvosa, que vai de dezembro a fevereiro, encerrou com precipitação abaixo da média histórica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A vazão nas usinas deve ser reduzida para 3.900m³/s em Porto Primavera e 3.300 m³/s em Jupiá.

De acordo com o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), da ONS, os reservatórios das usinas hidrelétricas devem encerrar março com níveis acima de 60%. O índice é considerado bom, mas o órgão mantém o alerta sobre o atual regime de chuvas, que não é considerado o ideal para o período.

As hidrelétricas que devem fechar o mês com os maiores níveis de água são do Norte, com 96%, seguido pelas do Nordeste (71,7%), do Sudeste/Centro-Oeste (65,8%) e pelo subsistema Sul (64,3%). (As informações são do site Metrópoles). 

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.