Em atenção a um dos cinco mandamentos da Igreja Católica Apostólica Romana, que ordena aos fiéis a confissão dos pecados pelo menos uma vez por ano, preferencialmente em preparação à celebração da Páscoa da Ressurreição de Cristo, o bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti, instituiu decreto sobre a confissão geral e absolvição geral.
A medida vem de encontro à realidade do momento, tendo em vista a chegada da Semana Santa e a impossibilidade das confissões presenciais devido aos cuidados para que seja minimizado o risco de contágio pelo novo coronavírus, causador da doença Covid-19, evitando-se o contato e a aglomeração de pessoas.
O bispo explica que, conforme as prescrições emanadas pela Penitenciaria Apostólica no dia 19 de março de 2020 e com respaldo no Código de Direito 1483, em casos de grave necessidade, pode-se recorrer à celebração comunitária da reconciliação, com confissão geral e absolvição geral.
Segundo o religioso, neste caso, para a validade da absolvição, os fiéis devem ter o propósito de confessar individualmente os seus pecados graves em tempo oportuno, logo que as condições permitirem.
O decreto tem validade em todo o território que compreende a circunscrição eclesiástica da Diocese de Naviraí, formado por 22 paróquias espalhadas pelos municípios de de Naviraí, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Juti, Mundo Novo, Japorã, Paranhos, Sete Quedas e Tacurú.
Suspensão das celebrações com os fiéis, inclusive na Semana Santa e Páscoa
Desde o dia 18 de março, decreto emitido por Dom Ettore Dotti determinou a suspensão, em todo o território da Diocese de Naviraí, de todas as atividades que contem com a presença de fiéis, como celebrações de missas, reuniões de movimentos e pastorais, encontros de catequese, retiros e formações.
Conforme apurado pelo Nova News, as missas estão sendo celebradas de forma particular pelos sacerdotes, sendo que, os fiéis podem acompanhá-las através dos meios de comunicação disponíveis em cada paróquia, como TV, rádio e internet. Inclusive os ritos da Semana Santa e da Páscoa serão desta forma.
Casamentos e batizados
As celebrações de sacramentos comunitários, como casamentos e batizados também seguem suspensos por tempo indeterminado.
Sobre os batizados, a exceção é para caso de risco de morte de pessoa, sendo que, nesta situação, o sacramento será ministrado apenas com a presença do celebrante, do batizando, dos pais e padrinhos.
Para o caso de matrimônios que, por motivos de força maior, não possam ser adiados, vale a mesma recomendação, ou seja, devem se fazer presentes apenas o celebrante, os noivos, familiares próximos e padrinhos, sem que haja convidados.
Já o sacramento da unção dos enfermos, este será ministrado, em caso de necessidade, devendo os sacerdotes fazerem uso de luvas, máscaras e demais medidas preventivas já conhecidas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.