Nos últimos dias, o comércio noturno de Batayporã, que trabalha com serviço de delivery, tem sido alvo de reiteradas tentativas de golpes praticadas por pessoas desconhecidas, via celular / WhatsApp.
Conforme apurado pelo Nova News, os autores, geralmente utilizando números de celulares com DDD de outros estados, tentam fazer falsos pedidos de alimentos, solicitando o suposto troco do pagamento via PIX.
Os alvos dos criminosos geralmente são lanchonetes, pizzarias, pastelarias, sorveterias, pontos de vendas de espetinhos e outros estabelecimentos do gênero.
“O golpista entra em contato, muitas vezes se passando por autoridade da cidade, como delegado de polícia ou comandante da Polícia Militar, por exemplo, e faz uma falsa encomenda. Ele fica monitorando para saber se o pedido já saiu para entrega e, após receber essa confirmação, volta a entrar em contato mentindo que está na presença do entregador e que não conseguiu pagar com cartão, que está mandando o valor em dinheiro e que precisa do troco via PIX. A estratégia é fazer com que o comerciante execute a transferência antes que o entregador retorne, uma vez que, só quando ele volta é que a vítima percebe que o pedido era falso”, explicou um comerciante, que foi alvo da tentativa de golpe na noite desta segunda-feira (03), mas que, desconfiado, não chegou a tomar prejuízo.
“Se o comerciante cai, é um prejuízo duplo, pois, o produto fica sem destinatário, já que o pedido era falso, e ainda sai dinheiro do caixa da empresa para o PIX do criminoso”, alerta outro empresário.
Utilizando grupos de WhatsApp, os comerciantes noturnos de Batayporã têm tentado alertar uns aos outros para evitar que a categoria seja lesada.
“É importante estar atento, conhecer os nomes corretos do delegado, do comandante da Polícia Militar e de outras autoridades locais para saber quando se trata de um golpe. Também é fundamental uma comunicação eficiente entre o entregador e a empresa, para que os casos em que os destinatários não forem localizados sejam comunicados imediatamente para que o golpista não tenha tempo de agir”, afirma o responsável por um estabelecimento.
Outra providência fundamental é que todos os empresários vítimas de golpes tentados ou consumados procurem a Delegacia de Polícia e registrem boletins de ocorrência para que os casos sejam devidamente investigados.
Vale destacar que o caso chegou ao Nova News referente aos comerciantes noturnos de Batayporã, mas que a situação vale de alerta para toda a região, uma vez que isso pode ocorrer também em outras cidades.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.