Buscar

Nova Andradina representou 2,55% das mortes no trânsito de MS em 2023, aponta monitor

Cb image default
Acidente ocorrido em 2023 - Imagem: Nova News - Arquivo

No último dia 08 de maio de 2024, o Projeto de Extensão "Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina promoveu um encontro na Sala de Treinamento do 3º SGBM/Ind - Sub Grupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina. 

O evento, fruto de uma parceria entre diversas instituições, incluindo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, e órgãos municipais e estaduais de trânsito, teve como foco principal a análise dos dados referentes aos atendimentos realizados no ano de 2023 no centro urbano do município.

São tratados não somente como acidentes, mas como “atendimentos”, que sobrecarregam as instituições, causam incapacidades laborativas, perdas humanas e oneram o Estado e a sociedade:

Os números apresentados durante o encontro revelaram uma realidade preocupante. Houve um aumento alarmante de 66,7% no número de óbitos em comparação com o ano anterior. O centro urbano de Nova Andradina registrou 2,55% das mortes no estado de Mato Grosso do Sul, um dado que evidencia a gravidade da situação local.

Entre os principais pontos destacados estão os casos relacionados à embriaguez ao volante, com aumento  de 4% na categoria, representando mais de 50% de aumento em relação a 2022, exigindo medidas urgentes para garantir a segurança nas estradas. Além disso, os atendimentos envolvendo veículos pesados somaram 17 casos, equivalente a 2,82% do total.

Destaca-se também a concentração de atendimentos em áreas específicas da cidade, como os bairros Jardim Imperial, Monte Carlo, Irmã Ribeiro, Durval Andrade Filho, Cristo Rei, Monte Verde, Vila Beatriz e Horto Florestal, que registraram 138 casos, correspondendo a 22,92% do total.

As colisões foram apontadas como a principal causa dos acidentes, representando mais de 50% dos casos. Fatores como desrespeito à sinalização, placa de pare, cruzamentos e desatenção foram identificados como contribuintes para essas ocorrências.

O Projeto Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina iniciou seus levantamentos em março de 2021, com o objetivo de fornecer dados fundamentais para embasar políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana e a saúde coletiva no município. 

Direto da redação

Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.