Na noite de quinta, Hernandes Ortiz, pelo PP, lançou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito, em um evento marcado pela presença de nomes da política. Entre os presentes estavam o senador Nelsinho Trad (PSD), a senadora Tereza Cristina (PP), o deputado federal Luiz Ovando (PP) e o deputado estadual Júnior Mochi (MDB).
No entanto, a grande surpresa da noite foi a presença do atual prefeito Gilberto Garcia (PODEMOS). Gilberto, que já declarou apoio à pré-candidatura de Dr. Leandro Fedossi (PSDB), compareceu ao evento de Ortiz, que foi seu secretário nos últimos oito anos e uma figura chave em suas eleições de 2016 e 2020.
Em seu discurso, Hernandes Ortiz não mencionou Gilberto Garcia uma única vez. O prefeito, sentado na primeira fila, foi completamente ignorado pelo pré-candidato do PP. Além disso, Gilberto não foi convidado a subir no palanque de autoridades, mesmo estando presente e sendo a maior liderança política do âmbito municipal.
A atitude de Ortiz foi interpretada como uma clara ruptura, selando o fim do relacionamento com o seu antigo aliado. Após oito anos de colaboração, Ortiz deixou a gestão de Gilberto ao perceber que não seria indicado como o pré-candidato a prefeito pelo grupo. Na época, o favorito de Gilberto era o secretário de Infraestrutura, Julio Cesar, que, no entanto, não conseguiu emplacar nas pesquisas e não viabilizou sua pré-candidatura a prefeito ou mesmo a vice.
Essa divisão interna no grupo de Gilberto acabou por enfraquecer a tentativa de indicar um nome próprio para sucedê-lo. A ausência de menções a Gilberto e a falta de convite para o palco durante o evento de Ortiz sinalizam uma ruptura definitiva, com Ortiz agora traçando seu próprio caminho político, afastado de seu antigo mentor.
Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.