Para adentrar o mundo das criptomoedas, é necessário conhecer o assunto. Existem inúmeros artigos a respeito na Internet, onde você poderá entender um pouco mais sobre esse tipo de moeda, ainda considerada nova por muitos investidores.
Resumidamente, as criptomoedas, são moedas totalmente digitais, ou seja, não existe moeda ou cédula física. Elas são protegidas por criptografia e são utilizadas com o mesmo propósito do dinheiro físico.
Considerando o constante crescimento da gama de serviços disponibilizados apenas por um clique, por meio da internet, nos dias atuais, muitas pessoas já enxergam as moedas digitais como o dinheiro do futuro.
Atualmente, existem diversos tipos de moedas digitais no mercado, sendo a mais popular delas, e a pioneira, o Bitcoin. Trata-se de uma moeda livre e totalmente descentralizada, que surgiu no ano de 2008.
Algumas plataformas oferecem diversos serviços, incluindo jogos e apostas esportivas, que já podem ser pagos desta maneira. Uma delas é a CriptoBetting português. Inclusive, navegando na internet é possível descobrir inúmeros guias completos, onde estão listadas empresas de diversos segmentos que aceitam moedas digitais como pagamento.
Além disso, em diversos países, inclusive no Brasil, é possível pagar boletos com criptomoedas, comprar produtos, contratar serviços, pagar viagens e muito mais. Isso se dá pela popularização da moeda nos últimos tempos.
Para um entendimento básico, é preciso saber que existe uma tecnologia por trás das criptomoedas, chamada Blockchain, cujo nome faz alusão a uma cadeia de blocos, que é definida por muitos especialistas como um livro, onde são armazenados todos os dados dessas transações digitais.
É um sistema considerado consistente e transparente, pois não é possível alterar a cadeia sem a permissão do coletivo.
Assim como todo mercado, há vantagens e riscos de investimento, pois o valor da moeda também depende da lei da oferta e demanda. Quanto mais pessoas se interessam e procuram por criptomoedas, mais seu valor de mercado aumenta.
Por esse motivo e também por ser considerado um mercado altamente volátil, recomenda-se que antes de realizar aplicações, os que desejam adentrar nesse universo, invistam em muito estudo, pois se trata de um assunto muito amplo e por vezes até complexo.
Especialistas no assunto recomendam, por exemplo, que iniciantes procurem, a princípio, uma corretora de boa reputação, para que possam ter mais segurança, evitando assim que caiam em golpes. Além disso, é recomendado que conheçam seus próprios perfis como investidores.
Alguns entendedores do assunto dizem que, se o investidor optar em apostar todo o dinheiro em um só tipo de moeda, estará mais vulnerável aos riscos de baixa, por esse motivo é recomendado inicialmente, uma carteira mais diversificada, com mais equilíbrio.
Uma coisa que se deve ter em mente quando falamos de criptomoedas, é lembrar que não se trata de renda fixa, por essa razão, qualquer plataforma que prometa lucros exorbitantes, deve ser descartada, ou gerar desconfiança.
É importante lembrar que este artigo não tem a finalidade de aconselhamento de investimento, mas sim algumas dicas indispensáveis para quem almeja iniciar neste segmento. Todo investimento deve ser feito de maneira responsável e segura.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.