Buscar

Nova Andradina e Ivinhema estão entre curtas finalistas do Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS

Cb image default
Fotos: Arquivo NUAC

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), divulgou os 10 curtas-metragens selecionados para a fase final do II Festival de Cinema das Escolas Estaduais - Prêmio Joel Pizzini. Entre os finalistas, destacam-se os curtas "Memórias do Fim do Mundo", de Ivinhema, e "Vidas em Telas", de Nova Andradina.

Essas produções, junto com os outros finalistas, serão exibidas no dia 6 de setembro no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, onde concorrerão aos prêmios de melhor filme, melhor fotografia e melhor roteiro. Todos os estudantes envolvidos receberão troféus e certificados de participação.

A seleção dos curtas ocorreu no dia 5 de agosto, no Museu da Imagem e do Som, em Campo Grande, com um júri técnico composto por renomados profissionais do audiovisual sul-mato-grossense. O festival tem se consolidado como um importante espaço para a valorização da diversidade cultural e artística dos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Cineasta Joel Pizzini

Joel Pizzini Filho nasceu Rio de Janeiro em 1960 e viveu um período de sua vida em Dourados, juntamente com a sua família. Seu trabalho no cinema inclui direção, roteiro, produção e cinematografia. Realizou os filmes: Último Trem (2014); Olho Nu (2012); Dormente (2005); 500 Almas (2004); Glauber Rocha (2004); realizado para a tv; Abry (2003); Enigma de um Dia (1996) e Caramujo-Flor (1988), dentre outros.

Recebeu diversos prêmios por seus filmes, entre eles o Prêmio Glauber Rocha de melhor filme concedido pela Jornada Internacional de Cinema da Bahia (1997), por Enigma de um Dia, o Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Brasília, por 500 Almas (2004) e o prêmio de Melhor Documentário Prêmio CPFL Energia, É Tudo Verdade “Janela para o Contemporâneo” para Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz (2012).

Por tão relevantes contribuições para a arte do cinema, a Secretaria de Estado de Educação decidiu homenagear o cineasta Joel Pizzini, que além de sua importante produção artística, mantém laços estreitos com a cultura sul-mato-grossense.

Finalistas

Cb image default

Apoio

A realização do projeto é da SED, por intermédio da SUPED e do NUAC, conta com o apoio cultural da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), da Febafams (Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul), MIS (Museu da Imagem e do Som), Bioparque Pantanal, Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

Selecionados

Com mais de 30 curtas-metragens inscritos, o festival chega a final com 10 selecionados de vários munícipios de MS, como: Dourados, Brasilândia, Rio Verde, Ivinhema, Nova Andradina e Campo Grande.

Todos os dez concorrentes da fase final irão receber um troféu e um certificado de participação no Festival. Além disso, serão premiados os três melhores filmes, melhor fotografia e melhor roteiro.

(*Com informações do Governo do Estado de MS, por meio da SED)

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.