A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, em parceria com o Hemocentro Coordenador de Nova Andradina (Hemosul), promoverá uma ação especial de coleta de sangue para doação de medula óssea, no próximo dia 10 de janeiro. A atividade será realizada no Laboratório Municipal de Batayporã, das 8h às 13h.
A iniciativa visa apenas pessoas entre 18 e 35 anos. Não é necessário estar em jejum no momento da coleta. Cada voluntário necessitará doar apenas 5 ml de sangue. "Essa quantidade já é o bastante para que o doador faça parte do cadastro de doadores de medula óssea, que será incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome)", explicou a farmacêutica Mayra Michelini.
O Redome é parte de um banco de dados mundial que conecta doadores e pacientes que ocasionalmente são transplantados. Caso seja identificado como um possível doador para algum paciente, o doador é contatado para confirmar sua disponibilidade e realizar exames complementares. O cadastro é simples e seguro, e permanece ativo até que o voluntário complete 60 anos de idade ou decida cancelá-lo.
No dia da ação, o Laboratório Municipal será dedicado exclusivamente à coleta de medula óssea. Não haverá atendimento para outros tipos de exames, entrega de resultados ou realização de agendamentos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.